15/02/2011

MONICA PROENCA - VANCOUVER,CANADA- Talento Brasileiro na Danca Contemporanea...

Monica Proença

Essa "cariocandanga" de 38 anos, como ela mesmo se define  é exemplo de uma história de sucesso  e esforco por amor a Danca.
Nascida no Rio de Janeiro,criada em Brasilia.
Mora em Vancouver,Canada.E cidada do mundo!
Na verdade, sempre quis ser atriz!!!

Monica Proenca
" Visto que sempre fui uma garota ''serelepe'', minha mãe me levou a uma academia e me interessei pelas aulas de jazz,afinal balé clássico não combinava com minha personalidade", lembra.
A  primeira experiencia de Monica no exterior,comeca com uma conversa.
''Quando tinha 16 anos , cheguei em casa com uma novidade. Uma amiga do ballet iria fazer intercambio na California, achei aquilo o maximo! Contei imediatamente para minha mae, que e uma mae maravilhosa e capaz de tudo para realizar os meus sonhos. Vendo a minha euforia,  preguntou se eu tambem queria ir. Ela nem tinha dinheiro , e as condicoes eram bem dificeis, mas o fato de ter uma oportunidade de estudar no exterior ja era o suficiente para ela querer me mandar. Mamae fez de tudo e conseguimos o minimo necessario para a minha viagem''.  Ok, chego em San Francisco,California, e vou para a “San Francisco School of the Arts” uma escola do ensino medio voltada para as artes. Estudava materias curriculares pela manha e a tarde, materias extras-curriculares que incluiam a danca. Amei a experiencia. Me trouxe muito conhecimento e a  clara ideia do que eu viria a fazer como  profissao para o resto da minha vida!!!''
Monica Proenca

Mas de volta ao Brasil , Monica percebe rapido que apesar do excelente nivel  profissional dos formadores de danca  no Brasil , sera dificil viver dela como profissao. Mesmo assim continua a fazer aulas e a participar de  concursos nacionais e internacionais. Neste meio tempo sai de Brasilia e vai para o Rio de Janeiro.
Um ano depois, bem preparada fisicamente, Monica ganha no  2 Seminario Internacional  de Danca de Brasilia, medalha de ouro e bolsa de estudo na Alemanha, mas desiste por nao ter como se manter.
Aos 25 anos, Monica ganha  uma nova bolsa, uma nova oportunidade na Companhia de Danca  Deeply Routed, de Chicago, onde fica por dois anos.
Quando retorna ao Brasil, Monica se prepara para mais uma experiencia, mas desta vez em Vancouver, no Canada. Tantos anos fora por um ideal, mas o coracao sempre  verde e amarelo.

''Ja se passaram 12 anos desde a primeira aventura e ainda nao voltei para morar no meu amado Brasil. Depois de Chicago surgiu a oportunidade de morar no Canada e ja sao 10 anos.''  Falar do Canada como pais eh falar de sua estrutura, de educacao, seguranca, saude publica... eh falar de um pais civilizado, onde as pessoas sao educadas, conhecedoras de seus direitos como cidadao, conscientes de seus deveres e de suas obrigacoes. Uma sociedade amante das artes e que investe e respeita o artista.''

Monica lembra que apesar de ser um pais de oportunidades,a vida em outro pais e tao dificil como no Brasil.'' A vida de artista no exterior e tao dura quanto no Brasil, artisticamente falando , pois aqui nos temos que trabalhar o dobro para provar o porque merecemos uma oportunidade. Nao e uma vida facil e sem problemas, como podem pensar alguns brasileiros.Muitos imaginam que a vida no exterior e uma vida maravilhosa e sem problemas so por estar em um pais de primeiro mundo''. A vantagem daqui por exemplo , e que como se trata de um pais  com baixa densidade demografica em relacao ao Brasil, a distribuicao de renda e inteligentemente distribuida, o que faz com que haja maior oferta e oportunidades de trabalho.
Mas mesmo sendo um pais que da oportunidades e investe, com a crise mundial, os financiamentos para Arte e Cultura diminuiram. E numa situacao como esta, a grande vantagem de ser brasileira e saber improvisar  e principalmente na minha profissao ser criativa''.

''Hoje, depois de mais de 7 anos de trabalho e com muito orgulho, divido a direcao da LAMONDANCE  com minha amiga canadense Lara Barclay  e com meu amigo brasileiro Davi Rodrigues.
Ter minha Cia de Danca  e um projeto novo e inovador que esta  a caminho. Mas no momento, somos um curso profissionalizante em formato de Companhia de Danca.
O objetivo e transformar a estrutura ja criada e uma cia profissional, afinal material humano ja temos''.
A Companhia e composta por bailarinos brasileiros e canadenses. Os espetaculos acontecem em ambos os paises e este ano se prepara para estrear na Alemanha.
Para Monica, os pros em morar fora sao a estabilidade e a seguranca.
Os contras  sao inumeros. '' Sou muito ligada a familia e viver longe de tudo e todos pesa e pesa muito''. Monica tem uma filha, Mila de 4 anos, que tambem mora no Canada. 
Sinto muito a falta do calor humano do brasileiro, o clima do pais e minha gente.
Amo minha gente. 
Se faria tudo de novo ? Sim , mas gostaria de ter tido a oportunidade de conseguir realizar tudo isso na minha casa, na minha terra, Brasil!!!!

Video:Moment in Time
Coreografia :Monica Proenca




Video: You, Me and Them
Lamondance


Nenhum comentário:

Postar um comentário