22/03/2011

UM MUNDO PARA DESCOBRIR - SALZBURGO - AUSTRIA G.Lopes


Wolfgang Amadeus Mozart -Concerto para Piano No 21 -Andante

Clique para ouvir........


SALZSBURGO - AUSTRIA -  CAPITAL DA MUSICA

Estive com minha familia em Salzburgo, em janeiro de 2005. Estavamos em Munique - Alemanha e de la pegamos um trem que nos levou ate a belissima cidade Austriaca. Era inverno e a cidade vista do alto parecia um cartao postal, com casas e igrejas cobertas de neve. Uma atmosfera incrivel....


Vista panoramica di Salzburgo - Austria



















  
Bom,passear pelas ruas medievais de Salzburgo, margem esquerda do rio Salzach, eh como fazer uma pequena viagem no tempo. Os edificios da Idade Media e dos periodos renascimento e barroco, estao perfeitamente conservados em  suas carateristicas originais. As cores, os vitrais, as janelas, os lustres,tudo esta em ordem.

Esta e uma cidade onde se caminha a pe, alias como em quase todas as cidades europeias.Descemos da estacao e vamos em direcao ao centro da cidade.


Escultura em bronze de um homem e sua bicicleta

Castelo de Salzsburgo no alto da montanha

A Fortaleza de Hohensalzburg eh,tambem conhecido como o castelo de Salzburgo eh um dos maiores Castelos Medievais da Europa e aberto ao publico.Pode se chegar a pe ou utilizando um funicular,tipo de bondinho eletrico. Do mirante,se tem uma vista linda da cidade. Dentro do castelo eh possivel ver os ambientes no qual viviviam as familias nobres em outras epocas...

Mas a cidade dos principes e princesas nao ficou na historia somente pelo valor das suas igrejas, palacios e fortalezas. No seculo XVIII, nasceu uma geracao de musicos de talento extraordinario, entre eles, Wolfgang Amadeus Mozart.

Na Makartplaz, fica a casa onde Mozart viveu entre 1773 e 1781, quando regressou das cortes da Europa e antes de se mudar para Viena. Nesta casa, compos inumeras sinfonias, serenatas e cinco concertos para violino e piano.  

Casa de Mozart


O terceiro andar da casa  onde nasceu MOZART, a 27 de Janeiro de 1756, no coracao da rua Getreidegasse, e visitado anualmente por milhares de curiosos e amantes das suas composicoes, atraidos por descobrir os segredos da atmosfera que inspirou Mozart desde a infancia.


Casa de Mozart - Salzburgo - Austria





















No primeiro piso, esta exposto o ultimo piano-forte tocado por Mozart e mais alguns  instrumentos de epoca. Um extenso acervo documental sobre as viagens e obras do compositor tambem estao expostas.


Estatua de Mozart
 Outro ponto que nao   se pode deixar de visitar  em Salzburgo eh praca  onde esta exposta a estatua de Mozart, do escultor alemao Ludwig Schwanthaler, no alto de um pedestal erguido 50 anos depois da sua morte ( 5 de Dezembro de 1791), na Mozart Platz.







Centro da cidade.
Em Salzburgo, o silencio da cidade so eh quebrado pelo som dos violinos dos artistas que se apresentam nas ruas,tocando musicas de Mozart. E um verdadeiro complemento aa atmosfera deste lugar magico.

Musicos tocam musicas de Mozart pelas ruas de Salzsburgo


Artista de rua com roupa caracteristica da epoca Medieval

O Souvenir caracteristco da cidade de Salszburg nao e nada menos que a imagem do seu mais ilustre cidadao, Mozart.


Chocolates Mozart...

 Patisserie em Salzburgo - Austria


Sua foto esta estampada em todas as formas de souvenirs possiveis e imaginarias. Embalagens fantasticas  em formato de instrumentos musicas.... Todas de finissimo gosto como licores, caixas de bombons e doces. Todos em embalagens divinas, impecaveis!!


Salzburgo eh uma cidade com mais de 100 km de ciclovias. A bicicleta é o meio de transporte mais usados pelos austriacos e a forma mais fácil de explorar este destino maravilhoso. Existem imensos trajetos turísticos específicos para bicicletas, onde guias especializados pedalam por caminhos onde os carros não passam, uma ótima solução para desfrutar da cidade sem o barulho e confusão das estradas.Os onibus sao eletricos.



Bicicletas para alugar em Salzburgo
   




















Salzburgo - Austria

Salzburgo - Austria

Depois de um dia conhecendo esta cidade linda,nos despedimos tomando  um tradicional cha de frutos de bosco acompanhado a um delicioso strudel de maca no melhor estilo austriaco. Depois...corremos para a estacao de trem mais proxima e retornamos para Munique,afinal o inverno eh rigido e no fim da jornada o que mais queremos eh estar reparados do frio.....






Nenhum comentário:

Postar um comentário