14 de abr de 2011

PASCOA GREGA - Costumes e Rituais





Kalo Pasca - Feliz Pascoa em grego

Quem tiver a sorte de estar viajando pela Grécia durante a semana de Páscoa, vai conhecer de perto o esplendor da rica e profunda devoção religiosa expressa pelos gregos neste periodo do ano.
A Pascoa para os gregos e tao ou mais importante que o Natal.
As familias se reunem em um ritual de fe e alegria e se comemora o periodo pascoal.
A Pascoa - (Paxá em grego) - é a festa mais sagrada e mais dramaticamente religiosa celebrada no contexto da Igreja Ortodoxa Grega, cheio de rituais e costumes.
Foto classica de um calendario Bizantino



Interno igreja orthodoxa 

Os preparativos começam na Quinta-Feira Santa, o dia em que comemora a Última Ceia de Jesus com os Apóstolos. De manha, grupos de crianças visitam todos os bairros das cidades e ilhas, carregando cestos, cantando e colhendo flores para enfeitar o esquife de Cristo. Neste dia as donas de casa tradicionais preparam tsourekia (pães doces que parecem brioches) e ovos coloridos com pigmentos vermelhos especiais. O ovo significa a renovação da vida e a cor vermelha simboliza o sangue de Cristo.


Tsoureki - pao doce servido na pascoa


Koulourakia-Biscoitos


A Sexta-feira Santa é o dia mais sagrado da Semana Santa, o dia da culminância da paixão de Cristo, com a deposição da cruz e o sepultamento de Cristo. É um dia de luto em toda a Grécia. As familias vão à igreja pela manhã para preparar o Epitáfio, um catafalco de madeira talhada que representa o túmulo de Cristo, onde seu corpo será colocado após a Apokathelosis (Deposição da Cruz). O epitafio sera decorado com flores da primavera até que esteja todo coberto. Em seguida, sera ornamentado com pétalas de flores e água de rosas, decorada com velas e numa cerimonia, sera incensado como uma marca de respeito.


Epitafio de madeira decorado com flores da estacao







Igreja orthodoxa bizantina em Glyfada

Na noite,numa atmosfera silenciosa escuta-se apenas o som dos sinos, lamentando a morte de Cristo. No ar, cheiro de livani um incenso de igreja feito de perfume das flores da primavera que cobre o Epitáfio. Procissões são realizadas em quase todas as ruas das cidades e vilas da Grécia.



Em seguida, por volta das 11 da noite, as ''tavernas'', restaurante tipicamente grego, se enchem de repente, como se todos corressem para quebrar o jejum,que em teoria tera durado 40 dias.
No cardapio, preparado durante todo o dia ,eh servido frutos do mar – polvo grelhado vinagre, anéis de lula, camarão gigante.

Atmosfera relaxante  
Tradicional taverna grega




Polvo grelhado para a sexta feira Santa



Polvo grelhado












Na Páscoa,pela manha, preparação inicial para o jantar festivo do dia da Ressurreição, donas de casa cozinham a Mayeritsa – tradicional sopa de tripas e legumes preparados apenas nesta época do ano.

Mayeritsa - Sopa tradicional servida na Pascoa

Pouco antes da meia-noite, as pessoas se reunem na igreja, segurando velas brancas chamadas Santa Luz, distribuída pelo padre da igreja Orthodoxa grega. Quando eh chegada a hora do canto Christós Anesti (Cristo ressuscitou) a atmosfera se enche de alegria e fora das igrejas inicia-se a explosao de fogos de artifício . As pessoas trocam votos com as velas acesas e das casas se sente o cheio forte do incenso e ai eh hora de correr para o seu restaurante favorito ou para um jantar preparado em casa.
Sim, com as velas nas maos,os devotos fazem três vezes o sinal da cruz de porta em porta e na frente de suas casas para dar sorte. A partir dai,  todos se reúnem em volta da mesa festivamente onde acontece a tradicional quebra dos ovos vermelhos.

Ovos de Pascoa pintados a mao.

No domingo de manhã, em muitas partes do país, eh preparado o carneiro assado no espeto. Em outras regiões, a carne  – cordeiro ou cabrito – é assada no forno. Há um clima de festa em todos os lugares e as pessoas bebem retsina - vinho grego, comem e dançam geralmente até a madrugada...

 
Retsina- Vinho grego


 
Cordeiro assado coletivamente para a grande comemoracao da Pascoa.


Este ano, a celebração da Páscoa ortodoxa sera dia 24 de abril e vai coincidir com as festividades da pascoa católica, mas normalmente as datas são diferentes. Para calcular as datas da Páscoa grega você deve levar em conta que:

■Deve ser baseado no calendário Juliano, não o Gregoriano.
Deve ser após o feriado da Páscoa judaica.
■Deve ser no primeiro domingo após a primeira lua cheia, depois do equinócio da Primavera, que este ano aconteceu em 21 de março.