24/05/2011

AMIGA....''ESTAMOS INDO DE VOLTA PRA CASA''......

Por Enquanto

Renato Russo

Mudaram as estações e nada mudou
Mas eu sei que alguma coisa aconteceu
Está tudo assim tão diferente
Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre
Sem saber
Que o pra sempre,
sempre acaba!
Mas nada vai conseguir mudar o que ficou
Quando penso em alguém
Só penso em você
E aí então estamos bem
Mesmo com tantos motivos pra deixar tudo como está
nem desistir, nem tentar
Agora tanto faz
Estamos indo de volta pra casa





Querido visitante e leitor do blog,

Escrever um texto cujo o tema eh a despedida de um amigo que parte eh no minimo angustiante,mas eh preciso.
Eu e boa parte das pessoas que conheco detesta despedidas......
Mas eh bom colocar em praticar bons sentimentos e  emocoes verdadeiras que toquem o coracao, entao resolvi escrever algo ....
Quando saimos do nosso pais para viver novas experiencias em terras distantes, como eh o meu caso e a mesma situacao de quase todas as pessoas que cito no  blog, nos confrontamos todos os dias com uma realidade muito diferente daquela que estamos acostumados. Eh um novo vizinho, eh a caixa do supermercado, eh a bus monitor da escola do seu filho,a secretaria da escola, a mae de uma crianca que tambem frequenta o parque onde seu filho joga...uma infinididade de situacoes novas diarias na qual eh preciso se adaptar .....
No caso da Grecia, mesmo falando ingles tem ainda o fato de a lingua grega ser aquela que predomina nas placas de rua por exemplo, com seu letras do alfabeto grego!!!!
Nesse contexto internacional, vamos chamar assim, encontramos pessoas de varias nacionalidades,com maneiras e costumes diferentes, e tao enriquecedor quando se fala de abertura mental.
Um exercicio maravilhoso no que diz respeito a tolerancia e aprendizado.
Sim, estamos todos os dias vendo e falando com pessoas de outros mundos,com outros pontos de vista e isto eh maravilho e impagavel.
Mas nesse mundo tao diferente, encontramos pessoas tao parecidas com nos mesmos...nossos habitos,costumes...Estou falando de Brasileiros.
Confesso que nao faco muitas amizades aqui fora, aquelas verdadeiras mesmo, por varias razoes e tambem porque acredito que seja quase impossivel construir uma grande amizade 100% concreta e verdadeira com uma pessoa depois dos 30 anos de idade.
Compartilhar momentos marcantes da juventude com alguem que aparece na sua vida 20 anos depois que tudo aconteceu eh bem dificil. Sao relacoes muitas vezes superficiais o que acontece ao longo do tempo....masssssss afinidades acontecem e quando acontece eh muito muito bom......
Cada periodo da nossa vida, em cada percurso dessa nossa vida algo ou alguem se faz presente e isso torna aquele tempo inesquecivel por alguma razao!!!
Nesse anos fora,nao posso dizer que fiz tantas amizades e tambem nao posso colocar no meu hall de grandes amizades as pessoas que conheci nesse periodo, ate porque ja passei dos 30 anos ja faz um bom tempinho,mas posso dizer que conheci algumas pessoas muito especiais.
Uma dessas pessoas tao especiais esta ''indo de volta pra casa'', como diria o grande Renato Russo.
Sim, isso acontece constantemente quando estamos no exterior.Muitos de nos vamos de um pais a outro a trabalho,outros continuam, outros retornam ao pais de origem.
Minha amiga retorna ao Brasil depois de 9 anos.Seis na Inglaterra e os ultimos tres aqui na Grecia.
Um dia quente de primavera/verao,em 2008 ela chega com a familia na Terra dos Deuses!!
Com sotaque mineiro ao telefone conquista imediatemante com seu jeitinho.
Conta que esta feliz em chegar e ainda mais feliz pelo fato que a filha sera companheira de classe na mesma escola da minha filha.
Digamos que eh um encontro feliz  para mim e para ela, depois de 6 anos na fria Inglaterra.
Esta amiga eh muito doce, vaidosa, generosa ao maximo e extremamente espiritualizada, classica mineira.
Um agitacao so.
Sempre antenada se esta tudo em ordem.
Tem seu braco direito.Nao vai a nenhum lugar sem ela......eh doce como o Mel.
Em Roma fazendo a alegria do vendedor de souvenir - Fontana di Trevi
O marido calmo com jeitinho mineiro comenta com ar de riso balancando a cabeca: Janaina eh totalmente descompensada!! E ela do outro lado da mesa ri!
E eh mesmo!!! Ta sempre em movimento!!Tem sempre alguma coisa para fazer....
Como muitas mulheres que conheco optou em embarcar numa ''aventura'' onde a sua presenca eh o pilar para o sucesso da familia!!
Fontana de Trevi - Roma 2010

34 anos,mae de duas meninas,casada com o grande Gilberto Silva.
Eh natural da sua personalidade ser falante... protagonista..estar em movimento,mas eh tambem uma maneira que ela encontrou de ocupar a cabeca no ultimo ano...afinal morar no exterior e perder uma irma querida inesperadamente,nao eh facil....eh necessario muita fe, muita atividade fisica e alguns anti-depressivos para colocar a vida para frente.
Mas falta somente uma semana para o retorno dela e da familia para o Brasil e la espera por eles uma grande festa , o abraco da familia, uma sobrinha recem nascida e o encontro com os amigos de verdade e os nao tao verdadeiros assim.
Novos desafios,novas experiencias.... uma injecao de  adrenalina brasileira!!
Aqui me deixa um vazio e uma saudade que so vou poder matar quando for ao Brasil de ferias,afinal para mim, aqui na Grecia ainda resta pelo menos mais um ano, e o futuro para mim eh agora ,ainda que uma icognita, mas a vida eh assim e para mim ''va bene cosi''.....
Nao existe pra sempre.....
E como dizia o grande Renato Russo...'' o pra sempre, sempre acaba''....
''Mas nada vai conseguir mudar o que ficou''....................(Renato Russo).
Eu e Janaina em Corinthos -Grecia

Goreth Lopes.