24/05/2011

GILBERTO SILVA - GOING BACK TO BRASIL

 
Sim, esta para acontecer muitas novidades na vida do jogador de futebol Gilberto Silva,que esta de malas prontinhas para o seu retorno ao Brasil,no proximo dia 31 de maio,depois de 6 anos jogando no Arsenal da Inglaterra e os ultimos tres, no Panathinaikos aqui da Grecia!!!
A diretoria do Grêmio confirmou nesta segunda-feira a contratação do volante Gilberto Silva, ex-jogador da seleção brasileira. O jogador, que estava defendendo o Panathinaikos, da Grecia, desembarcara em Porto Alegre na proxima semana para realizar exames medicos e assinar contrato ate o final de 2012.

 

No ultimo domingo, 22 de maio, Estadio Olympico de Atenas, Gilberto Silva  fechou o penultimo jogo da Champions League com chave de ouro, marcando o unico gol da partida contra o PAOK, tambem da Grecia.
O ultimo jogo sera nesta quarta-feira,contra o AEK,onde Gilberto se despede do Clube e volta para o Brasil depois de 9 anos na Europa.


Revelado pelo América Mineiro, Gilberto Silva se destacou no Atlético-MG, de onde saiu para defender o Arsenal, entre os anos de 2002 e 2008. Lá se sagrou campeao ingles e conquistou por duas vezes o título do Copa da Inglaterra. Apos deixar o Arsenal o volante veio  para o Panathinaikos, que defendeu ate a negociação com o Grêmio.
Pela selecao brasileira, o jogador de 34 anos participou da conquista do pentacampeonato da Copa do Mundo, em 2002, e das Copas das Confederações de 2005 e 2009. Titular absoluto da equipe, o volante foi alçado à posicaoo de capitão na Copa América de 2007. Também integrou a delegacao brasileira nos Mundiais de 2006 e 2010.

Assim como faco toda semana, contarei um pouco do ''Grande'' Gilberto Silva e sua estada aqui em Atenas nos ultimos 3 anos..............

Gilberto com a camisa 15 do Panathinaikos



Gilberto Silva

Carissimo visitante e leitor do blog,
Hoje vou falar de um brasileiro de 34 anos, mineiro de Lagoa da Prata-Minas Gerais - Brasil!!
Tipico mineiro, fala mansa...tranquilo.Eh muito observador,quieto mesmo.
Tirar informacoes desse mineiro eh dificil!!
Bom,contar um trecho, um percurso da vida deste grande jogador de futebol aqui no exterior, me deixa muito feliz porque vou falar de uma pessoa muito bacana e gosto muito de falar de pessoas bacanas,que acrescentam algo de bom para este mundo, de alguma forma.
Sou jornalista,mas nao exerco este papel quando estou em sua casa.Nossas filhas sao companheiras de sala de aula ha 3 anos, sou amiga de sua mulher e isso faz com que a relacao entre nossas familias seja bastante intima e informal.
A minha condicao de jornalista se choca exatamente com minha condicao de ''amiga''... e encontrar a hora e o tom certo para escrever este ''post'' nao foi nada facil!!
Entao faco como ele deseja: sentamos de tarde na mesa da cozinha de sua casa, tranquilos...tomamos um cafezinho com bolo e paozinho fresquinho bem no estilo mineiro.....Assim, a conversa flui melhor.

Ser amiga e frequentar a casa de Gilberto Silva seria para muitas pessoas um sonho realizado e entendo isso.
Para mim, conhecer o atleta foi uma descoberta,uma novidade e  um imenso, um grandissimo prazer conviver com ele e sua familia nos ultimos 3 anos ....as relacoes aconteceram com muita naturalidade e isso me da muita satisfacao.
Gilberto reconhece a sua importanca no cenario esportivo, a fama e o sucesso, mas faz questao de conservar a simplicidade em seu modo ser e  eh isso que o faz  uma pessoa tao especial.
Mas a verdade eh que ele eh uma celebridade, mesmo que nao goste deste termo!
Eh um jogador de futebol de primeira linha conhecido mundialmente.
Participou de tres Copas. Foi pentacampeao do mundo em 2002.

Gilberto,eu e Janaina em Corinthos-Grecia
Este mineiro eh conhecido no mundo todo, apreciado e respeitado pelo que faz. Eh um profissional e um ser humano humilde mas sem perder a senhoria.
Na Inglaterra ganhou dos torcedores do Arsenal o titulo de Sir. Um titulo nobre dado somente aos ''Grandes'', e que lhe cai muito bem. Eh tambem conhecido como ''The invisible wall''-Muro invisivel!
Este mineiro, na  minha opiniao e creio seja a opiniao de quem o conhece bem, eh o tipo de pessoa que veio para este mundo chamado Terra com o destino chamado Sucesso ja tracado.
Gilberto tem essa consciencia,mas nao faz disso o seu cavalo de batalha.
Sabe que as coisas nao caem do ceu, que eh necessario competencia,trabalho e acima de tudo muita disciplina,mas sabe tambem que uma pontinha de sorte nao faz mal a ninguem.
Gilberto nao eh de badalacao,nao vive nas revistas de Gossip,nao chama atencao.
Eh um tipo tranquilo,muuuuuuito tranquilo!!!
Grande senso de humor...
Gosta de estar com a familia e sai para jantar com a mulher e amigos intimos algumas vezes,mas sempre em lugares elegantes e discretos.
Nao sou psicologa, mas sou muito observadora e o que admiro nessa pessoa eh o carater, a postura, seu comportamento.
Ele nao fala muito,mas transparece a sua serenidade.
Eh o ser humano mesmo.....sabedoria herdada de pai para filho.
E isso nao se compra,nao se ganha....se herda!!
Durante esse periodo na Europa,como nao poderia deixar de ser visitou varios paises....
Aqui na grecia visitou cidades historicas e algumas ilhas.das quais Santorini e Mykonos, e proximo weekend vai fechar a temporada grega conhecendo a maravilhosa MILOS...
Gilberto Silva esta de malas prontinhas para o retorno ao Brasil..Vai ser uma grande festa!!
Pergunto para onde ele vai e ele me responde :
Ate o ultimo domingo, Gilberto ainda nao sabia qual seria o seu novo clube...se falava de tudo..era so especulacao..Mas agora ja esta certo. Gilberto vai para o Gremio!!
Mas uma coisa eh certa: a primeira parada vai ser sem duvida Belo-Horizonte e depois....Lagoa da Prata,sua cidade natal.

Este  blog fala de diversos assuntos, mas todos os temas estao relacionados sempre com o aspecto humano, da questao da vida, do cotidiano, das alegrias e tristezas,do aprendizado, das realizacoes dos brasileiros e estrangeiros que vivem fora do seu pais de origem.

E com Gilberto Silva nao foi diferente,afinal foram 9 anos fora do Brasil.
Neste contexto, Gilberto fala da importancia que foi para ele e a familia uma estada assim tao longa fora do pais.
Durante a nossa conversa fica claro que Gilberto Silva eh uma pessoa aberta a novas experiencias...uma pessoa que se permite e que se permitiu viver novas emocoes.
Segundo ele,viver e enfrentar novos desafios a cada dia eh elemento fundamental em sua vida...eh uma caracteristica da sua personalidade.
''Viver no exterior estes anos,ter tido a oportunidade de conhecer novas culturas, outras realidades foi extraordinario... ''.
''Ha 9 anos as portas do futebol europeu se abriram para mim e foi uma grande oportunidade na qual eu abracei, fui reconhecido e agradeco,mas agora eh um novo momento....eh hora de voltar para casa,pelo menos por enquanto!! ''.
Pergunto sobre a sua expectativa de retorno,depois desse tempo fora e ele diz:
''O Brasil eh minha casa, meu Pais....no inicio vou perceber as diferencas no cotidiano,mas aos poucos volto a me acostumar''.
Pergunto o que mais o deixa ansioso nesse retorno e ele diz:'' O que me deixa um pouco preocupado eh com relacao a seguranca. Aqui na europa tenho a minha privacidade respeitada e me sinto bastante seguro .''
Outro fator que seguramente vai mudar na vida do jogador na volta ao Brasil eh a relacao com a imprensa e a torcida, que sera bem mais participativa digamos assim!!!


Momento feliz: Gilberto Silva e seus seguidores na Grecia
Gilberto eh um grande atleta nao se pode negar.
Conquistou muitos titulos,medalhas e trofeus em sua carreira como jogador,basta abrir as paginas da web e ver, mas chegando aqui na europa, mais precisamente na Inglaterra para jogar pelo Arsenal, o inicio foi como o de muitos brasileiros que chegam para trabalhar e estudar no exterior...estou falando de aprender uma nova lingua.
Gilberto se comunica com a imprensa internacional falando ingles fluente e perfeito, mas aprendeu na raca...com bom humor,assim como todo mundo!!Veja o video abaixo.


Durante esse periodo vivendo fora,levando uma vida voltada praticamente para a familia e o trabalho,Gilberto encontrou tempo para se dedicar a sua segunda grande paixao depois do futebol: a Musica!!
Gilberto toca violao,cavaquinho e outros instrumentos de corda....




Momento descontracao em sua casa na Grecia.
Mas como desafio para ele eh  algo que precisa ser conquistado quase que diariamente ,Gilberto acaba de comprar a sua segunda bateria.
Sim, ele tambem faz aulas de bateria.
Quase toda semana, durante esse periodo, Gilberto se reuniu com amigos musicos brasileiros,que vivem na Grecia, para  tocar musica brasileira.
Duas vezes por semana tem aulas de Tecnologia em Midia Musical com um profissional grego que se especializou na Inglaterra...sao horas na frente de um computador.
No ultimo ano Gilberto vem adquirindo instrumentos musicais e tecnologia de ponta para montar no Brasil um estudio profissional, provavelmente em casa.
Bom, faltam tres anos para a Copa do Mundo no Brasil e Gilberto Silva vai estar la nao mais como jogador da selecao,mas seguramente como um bravissimo comentarista.


Goreth Lopes.( From: Athens)