24/05/2011

AMIGA....''ESTAMOS INDO DE VOLTA PRA CASA''......

Por Enquanto

Renato Russo

Mudaram as estações e nada mudou
Mas eu sei que alguma coisa aconteceu
Está tudo assim tão diferente
Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre
Sem saber
Que o pra sempre,
sempre acaba!
Mas nada vai conseguir mudar o que ficou
Quando penso em alguém
Só penso em você
E aí então estamos bem
Mesmo com tantos motivos pra deixar tudo como está
nem desistir, nem tentar
Agora tanto faz
Estamos indo de volta pra casa





Querido visitante e leitor do blog,

Escrever um texto cujo o tema eh a despedida de um amigo que parte eh no minimo angustiante,mas eh preciso.
Eu e boa parte das pessoas que conheco detesta despedidas......
Mas eh bom colocar em praticar bons sentimentos e  emocoes verdadeiras que toquem o coracao, entao resolvi escrever algo ....
Quando saimos do nosso pais para viver novas experiencias em terras distantes, como eh o meu caso e a mesma situacao de quase todas as pessoas que cito no  blog, nos confrontamos todos os dias com uma realidade muito diferente daquela que estamos acostumados. Eh um novo vizinho, eh a caixa do supermercado, eh a bus monitor da escola do seu filho,a secretaria da escola, a mae de uma crianca que tambem frequenta o parque onde seu filho joga...uma infinididade de situacoes novas diarias na qual eh preciso se adaptar .....
No caso da Grecia, mesmo falando ingles tem ainda o fato de a lingua grega ser aquela que predomina nas placas de rua por exemplo, com seu letras do alfabeto grego!!!!
Nesse contexto internacional, vamos chamar assim, encontramos pessoas de varias nacionalidades,com maneiras e costumes diferentes, e tao enriquecedor quando se fala de abertura mental.
Um exercicio maravilhoso no que diz respeito a tolerancia e aprendizado.
Sim, estamos todos os dias vendo e falando com pessoas de outros mundos,com outros pontos de vista e isto eh maravilho e impagavel.
Mas nesse mundo tao diferente, encontramos pessoas tao parecidas com nos mesmos...nossos habitos,costumes...Estou falando de Brasileiros.
Confesso que nao faco muitas amizades aqui fora, aquelas verdadeiras mesmo, por varias razoes e tambem porque acredito que seja quase impossivel construir uma grande amizade 100% concreta e verdadeira com uma pessoa depois dos 30 anos de idade.
Compartilhar momentos marcantes da juventude com alguem que aparece na sua vida 20 anos depois que tudo aconteceu eh bem dificil. Sao relacoes muitas vezes superficiais o que acontece ao longo do tempo....masssssss afinidades acontecem e quando acontece eh muito muito bom......
Cada periodo da nossa vida, em cada percurso dessa nossa vida algo ou alguem se faz presente e isso torna aquele tempo inesquecivel por alguma razao!!!
Nesse anos fora,nao posso dizer que fiz tantas amizades e tambem nao posso colocar no meu hall de grandes amizades as pessoas que conheci nesse periodo, ate porque ja passei dos 30 anos ja faz um bom tempinho,mas posso dizer que conheci algumas pessoas muito especiais.
Uma dessas pessoas tao especiais esta ''indo de volta pra casa'', como diria o grande Renato Russo.
Sim, isso acontece constantemente quando estamos no exterior.Muitos de nos vamos de um pais a outro a trabalho,outros continuam, outros retornam ao pais de origem.
Minha amiga retorna ao Brasil depois de 9 anos.Seis na Inglaterra e os ultimos tres aqui na Grecia.
Um dia quente de primavera/verao,em 2008 ela chega com a familia na Terra dos Deuses!!
Com sotaque mineiro ao telefone conquista imediatemante com seu jeitinho.
Conta que esta feliz em chegar e ainda mais feliz pelo fato que a filha sera companheira de classe na mesma escola da minha filha.
Digamos que eh um encontro feliz  para mim e para ela, depois de 6 anos na fria Inglaterra.
Esta amiga eh muito doce, vaidosa, generosa ao maximo e extremamente espiritualizada, classica mineira.
Um agitacao so.
Sempre antenada se esta tudo em ordem.
Tem seu braco direito.Nao vai a nenhum lugar sem ela......eh doce como o Mel.
Em Roma fazendo a alegria do vendedor de souvenir - Fontana di Trevi
O marido calmo com jeitinho mineiro comenta com ar de riso balancando a cabeca: Janaina eh totalmente descompensada!! E ela do outro lado da mesa ri!
E eh mesmo!!! Ta sempre em movimento!!Tem sempre alguma coisa para fazer....
Como muitas mulheres que conheco optou em embarcar numa ''aventura'' onde a sua presenca eh o pilar para o sucesso da familia!!
Fontana de Trevi - Roma 2010

34 anos,mae de duas meninas,casada com o grande Gilberto Silva.
Eh natural da sua personalidade ser falante... protagonista..estar em movimento,mas eh tambem uma maneira que ela encontrou de ocupar a cabeca no ultimo ano...afinal morar no exterior e perder uma irma querida inesperadamente,nao eh facil....eh necessario muita fe, muita atividade fisica e alguns anti-depressivos para colocar a vida para frente.
Mas falta somente uma semana para o retorno dela e da familia para o Brasil e la espera por eles uma grande festa , o abraco da familia, uma sobrinha recem nascida e o encontro com os amigos de verdade e os nao tao verdadeiros assim.
Novos desafios,novas experiencias.... uma injecao de  adrenalina brasileira!!
Aqui me deixa um vazio e uma saudade que so vou poder matar quando for ao Brasil de ferias,afinal para mim, aqui na Grecia ainda resta pelo menos mais um ano, e o futuro para mim eh agora ,ainda que uma icognita, mas a vida eh assim e para mim ''va bene cosi''.....
Nao existe pra sempre.....
E como dizia o grande Renato Russo...'' o pra sempre, sempre acaba''....
''Mas nada vai conseguir mudar o que ficou''....................(Renato Russo).
Eu e Janaina em Corinthos -Grecia

Goreth Lopes.


GILBERTO SILVA - GOING BACK TO BRASIL

 
Sim, esta para acontecer muitas novidades na vida do jogador de futebol Gilberto Silva,que esta de malas prontinhas para o seu retorno ao Brasil,no proximo dia 31 de maio,depois de 6 anos jogando no Arsenal da Inglaterra e os ultimos tres, no Panathinaikos aqui da Grecia!!!
A diretoria do Grêmio confirmou nesta segunda-feira a contratação do volante Gilberto Silva, ex-jogador da seleção brasileira. O jogador, que estava defendendo o Panathinaikos, da Grecia, desembarcara em Porto Alegre na proxima semana para realizar exames medicos e assinar contrato ate o final de 2012.

 

No ultimo domingo, 22 de maio, Estadio Olympico de Atenas, Gilberto Silva  fechou o penultimo jogo da Champions League com chave de ouro, marcando o unico gol da partida contra o PAOK, tambem da Grecia.
O ultimo jogo sera nesta quarta-feira,contra o AEK,onde Gilberto se despede do Clube e volta para o Brasil depois de 9 anos na Europa.


Revelado pelo América Mineiro, Gilberto Silva se destacou no Atlético-MG, de onde saiu para defender o Arsenal, entre os anos de 2002 e 2008. Lá se sagrou campeao ingles e conquistou por duas vezes o título do Copa da Inglaterra. Apos deixar o Arsenal o volante veio  para o Panathinaikos, que defendeu ate a negociação com o Grêmio.
Pela selecao brasileira, o jogador de 34 anos participou da conquista do pentacampeonato da Copa do Mundo, em 2002, e das Copas das Confederações de 2005 e 2009. Titular absoluto da equipe, o volante foi alçado à posicaoo de capitão na Copa América de 2007. Também integrou a delegacao brasileira nos Mundiais de 2006 e 2010.

Assim como faco toda semana, contarei um pouco do ''Grande'' Gilberto Silva e sua estada aqui em Atenas nos ultimos 3 anos..............

Gilberto com a camisa 15 do Panathinaikos



Gilberto Silva

Carissimo visitante e leitor do blog,
Hoje vou falar de um brasileiro de 34 anos, mineiro de Lagoa da Prata-Minas Gerais - Brasil!!
Tipico mineiro, fala mansa...tranquilo.Eh muito observador,quieto mesmo.
Tirar informacoes desse mineiro eh dificil!!
Bom,contar um trecho, um percurso da vida deste grande jogador de futebol aqui no exterior, me deixa muito feliz porque vou falar de uma pessoa muito bacana e gosto muito de falar de pessoas bacanas,que acrescentam algo de bom para este mundo, de alguma forma.
Sou jornalista,mas nao exerco este papel quando estou em sua casa.Nossas filhas sao companheiras de sala de aula ha 3 anos, sou amiga de sua mulher e isso faz com que a relacao entre nossas familias seja bastante intima e informal.
A minha condicao de jornalista se choca exatamente com minha condicao de ''amiga''... e encontrar a hora e o tom certo para escrever este ''post'' nao foi nada facil!!
Entao faco como ele deseja: sentamos de tarde na mesa da cozinha de sua casa, tranquilos...tomamos um cafezinho com bolo e paozinho fresquinho bem no estilo mineiro.....Assim, a conversa flui melhor.

Ser amiga e frequentar a casa de Gilberto Silva seria para muitas pessoas um sonho realizado e entendo isso.
Para mim, conhecer o atleta foi uma descoberta,uma novidade e  um imenso, um grandissimo prazer conviver com ele e sua familia nos ultimos 3 anos ....as relacoes aconteceram com muita naturalidade e isso me da muita satisfacao.
Gilberto reconhece a sua importanca no cenario esportivo, a fama e o sucesso, mas faz questao de conservar a simplicidade em seu modo ser e  eh isso que o faz  uma pessoa tao especial.
Mas a verdade eh que ele eh uma celebridade, mesmo que nao goste deste termo!
Eh um jogador de futebol de primeira linha conhecido mundialmente.
Participou de tres Copas. Foi pentacampeao do mundo em 2002.

Gilberto,eu e Janaina em Corinthos-Grecia
Este mineiro eh conhecido no mundo todo, apreciado e respeitado pelo que faz. Eh um profissional e um ser humano humilde mas sem perder a senhoria.
Na Inglaterra ganhou dos torcedores do Arsenal o titulo de Sir. Um titulo nobre dado somente aos ''Grandes'', e que lhe cai muito bem. Eh tambem conhecido como ''The invisible wall''-Muro invisivel!
Este mineiro, na  minha opiniao e creio seja a opiniao de quem o conhece bem, eh o tipo de pessoa que veio para este mundo chamado Terra com o destino chamado Sucesso ja tracado.
Gilberto tem essa consciencia,mas nao faz disso o seu cavalo de batalha.
Sabe que as coisas nao caem do ceu, que eh necessario competencia,trabalho e acima de tudo muita disciplina,mas sabe tambem que uma pontinha de sorte nao faz mal a ninguem.
Gilberto nao eh de badalacao,nao vive nas revistas de Gossip,nao chama atencao.
Eh um tipo tranquilo,muuuuuuito tranquilo!!!
Grande senso de humor...
Gosta de estar com a familia e sai para jantar com a mulher e amigos intimos algumas vezes,mas sempre em lugares elegantes e discretos.
Nao sou psicologa, mas sou muito observadora e o que admiro nessa pessoa eh o carater, a postura, seu comportamento.
Ele nao fala muito,mas transparece a sua serenidade.
Eh o ser humano mesmo.....sabedoria herdada de pai para filho.
E isso nao se compra,nao se ganha....se herda!!
Durante esse periodo na Europa,como nao poderia deixar de ser visitou varios paises....
Aqui na grecia visitou cidades historicas e algumas ilhas.das quais Santorini e Mykonos, e proximo weekend vai fechar a temporada grega conhecendo a maravilhosa MILOS...
Gilberto Silva esta de malas prontinhas para o retorno ao Brasil..Vai ser uma grande festa!!
Pergunto para onde ele vai e ele me responde :
Ate o ultimo domingo, Gilberto ainda nao sabia qual seria o seu novo clube...se falava de tudo..era so especulacao..Mas agora ja esta certo. Gilberto vai para o Gremio!!
Mas uma coisa eh certa: a primeira parada vai ser sem duvida Belo-Horizonte e depois....Lagoa da Prata,sua cidade natal.

Este  blog fala de diversos assuntos, mas todos os temas estao relacionados sempre com o aspecto humano, da questao da vida, do cotidiano, das alegrias e tristezas,do aprendizado, das realizacoes dos brasileiros e estrangeiros que vivem fora do seu pais de origem.

E com Gilberto Silva nao foi diferente,afinal foram 9 anos fora do Brasil.
Neste contexto, Gilberto fala da importancia que foi para ele e a familia uma estada assim tao longa fora do pais.
Durante a nossa conversa fica claro que Gilberto Silva eh uma pessoa aberta a novas experiencias...uma pessoa que se permite e que se permitiu viver novas emocoes.
Segundo ele,viver e enfrentar novos desafios a cada dia eh elemento fundamental em sua vida...eh uma caracteristica da sua personalidade.
''Viver no exterior estes anos,ter tido a oportunidade de conhecer novas culturas, outras realidades foi extraordinario... ''.
''Ha 9 anos as portas do futebol europeu se abriram para mim e foi uma grande oportunidade na qual eu abracei, fui reconhecido e agradeco,mas agora eh um novo momento....eh hora de voltar para casa,pelo menos por enquanto!! ''.
Pergunto sobre a sua expectativa de retorno,depois desse tempo fora e ele diz:
''O Brasil eh minha casa, meu Pais....no inicio vou perceber as diferencas no cotidiano,mas aos poucos volto a me acostumar''.
Pergunto o que mais o deixa ansioso nesse retorno e ele diz:'' O que me deixa um pouco preocupado eh com relacao a seguranca. Aqui na europa tenho a minha privacidade respeitada e me sinto bastante seguro .''
Outro fator que seguramente vai mudar na vida do jogador na volta ao Brasil eh a relacao com a imprensa e a torcida, que sera bem mais participativa digamos assim!!!


Momento feliz: Gilberto Silva e seus seguidores na Grecia
Gilberto eh um grande atleta nao se pode negar.
Conquistou muitos titulos,medalhas e trofeus em sua carreira como jogador,basta abrir as paginas da web e ver, mas chegando aqui na europa, mais precisamente na Inglaterra para jogar pelo Arsenal, o inicio foi como o de muitos brasileiros que chegam para trabalhar e estudar no exterior...estou falando de aprender uma nova lingua.
Gilberto se comunica com a imprensa internacional falando ingles fluente e perfeito, mas aprendeu na raca...com bom humor,assim como todo mundo!!Veja o video abaixo.


Durante esse periodo vivendo fora,levando uma vida voltada praticamente para a familia e o trabalho,Gilberto encontrou tempo para se dedicar a sua segunda grande paixao depois do futebol: a Musica!!
Gilberto toca violao,cavaquinho e outros instrumentos de corda....




Momento descontracao em sua casa na Grecia.
Mas como desafio para ele eh  algo que precisa ser conquistado quase que diariamente ,Gilberto acaba de comprar a sua segunda bateria.
Sim, ele tambem faz aulas de bateria.
Quase toda semana, durante esse periodo, Gilberto se reuniu com amigos musicos brasileiros,que vivem na Grecia, para  tocar musica brasileira.
Duas vezes por semana tem aulas de Tecnologia em Midia Musical com um profissional grego que se especializou na Inglaterra...sao horas na frente de um computador.
No ultimo ano Gilberto vem adquirindo instrumentos musicais e tecnologia de ponta para montar no Brasil um estudio profissional, provavelmente em casa.
Bom, faltam tres anos para a Copa do Mundo no Brasil e Gilberto Silva vai estar la nao mais como jogador da selecao,mas seguramente como um bravissimo comentarista.


Goreth Lopes.( From: Athens)







23/05/2011

Barbara M. - ITALIA,EGITO E GRECIA....UM MUNDO PARA DESCOBRIR.


Querido visitante e leitor do blog,

Hoje conto a historia de uma italiana muito querida de Milao que esta morando aqui em Atenas depois de uma temporada na cidade do Cairo, no Egito.
Seu nome: Barbara.
Nos conhecemos ha quase um ano, tramite outra amiga, Elena, tambem italiana, que morou em Atenas e que se transferiu com a familia  para Barcelona.
Nesta pagina vou contar um pouco de Barbara em dois estagios: CAIRO E ATENAS.
Essa vida meio cigana que levamos cada dia num lugar,numa cidade, num pais novo pode parecer meio solitaria ja que em cada lugar eh necessario re-organizar a casa, a vida, os contatos sociais,etc..
Mas muitas vezes por estes caminhos encontramos pessoas especiais com ideias e projetos incriveis.
E este eh o caso de Barbara M...que desenvolve vem desenvolvendo aqui em Atenas o metodo artistico-pedagogico do alemao Arno Stern....


Barbara

Barbara eh italiana, 39 anos, casada, mae de um casal de filhos de 3 e 5 anos e esta em Atenas ha pouco mais de um ano.
Ultimo destino?
Cidade do Cairo-Egito, onde viveu outros 2 anos, com o marido que trabalha para uma multinacional quimica Alema.
E eh pelo Cairo que vamos comecar....

Rio Nilo , Mar Vermelho, Canal de Suez - Egito

Muito antes de comecar a experimentar a vida fora da Italia, Barbara se formou em Quimica na Universidade de Milao e trabalhou em duas diferentes industrias multinacionais de Cosmeticos.
Mas a um certo ponto a vida lhe mostrou diferentes caminhos e foi necessario tomar decisoes!
E a decisao foi deixar Milao e partir para a primeira experiencia no Egito.

Piramides de Giza

Barbara chega ao Cairo em 2008 e de cara encontra um universo diferente, uma cidade caotica e exotica. Cheia de misterios,com sons,cores e odores egipcios.....uma magia no ar que teve origem na epoca do faraos, quando o Egito era o centro do mundo civilizado e la foi inaugurado o Canal de Suez, grande obra de engenharia do início do seculo passado.

[2009-03-Cairo-1493-30X40.jpg]


Barbara conta que viver na cidade do Cairo foi sem duvida um bela experiencia apesar das diferencas...
Os contrastes sao enormes para quem sai de uma realidade ocidental europeia.Aspectos positivos e negativos existem em todo o lugar e la nao foi diferente.

As diferencas comecam a ser sentidas e observadas atentamente a partir do momento em que voce chega na cidade.A comecar por uma populacao de quase 20 milhoes de habitantes , beleza e caos onde a pobreza esta presente quase que em toda parte, coisa ja impactante para um europeu criado com a mentalidade onde todo cidadao deve ser respeitado em seus direitos basicos como saude, escola,casa e trabalho dignos para se viver uma vida em harmonia!!

Para Barbara o  que mais chama a atencao no Cairo eh o contraste gritante por todo lado onde voce olha. ''La voce ve os dois lados da moeda juntos. Aproximadamente 20% da populacao eh  milionaria, ostenta Mercedes do ano, BMW e leva um padrao de vida de reis. O restante da populacao vive em condicoes bastante precarias''. 

Mas esses, infelizmente  sao principios que ainda devem ser conquistados,e que se espera, com a  revolucao que esta acontecendo nos paises do norte da Africa,que inclui o Egito,e que vemos todos os dias pela TV.

Conversando com Barbara, percebo que apesar de tantos contrastes,das historias  da vida diaria,como  simplesmente ir ao supermercado, nao existiu em nenhum momento a vontade de deixar aquele lugar por causa dessas diferencas. Pelo contrario,a vontade era de conhecer mais, mais e mais diferencas.......
''Esse eh o tipo de experiencia que te abre a mente''....


Observar in loco um pais onde a cultura tradicionamente machista eh a que predomina,onde as mulheres vivem  nao inclausuradas, mas boa parte do tempo em casa..
Que caminham atras de seus maridos - situacao que segundo ela, a incomodava bastante- e que estes passam tardes inteiras fumando, bebendo cafe e conversando em rodas de amigos...
Que mulheres e homens de religiao Muculmana, fazem ao menos 4 ou 5 pausas de 10 minutos por dia, ajoelhados em seus tapetes a rezar,em casa, na rua ou nas mesquitas eh definitivamente muito interessante!!! Sem falar obviamente que viver no Egito quer dizer tambem, estar no centro da historia do mundo....



Num pais onde o regime ditatorial eh aquele que digamos ''comanda'' , violencia como roubo, furto e estupro por exemplo nao existe. O regime e fundamentalmente os principios basicos da religiao Muculmana de Maome,nao permite esse tipo de atitude de crime e todos sabem muito bem...

Barbara conta que o que mais marcou sua permanencia na cidade do Cairo, foi ver o quao gentil pode ser um povo. A disponibilidade em ajudar sem esperar nada em troca,a simpatia,o sorriso no rosto apesar da repressao.
Barbara, faz questao de  frisar e desmentir com a  firmeza de quem viveu de perto a cotidianidade, o esteriotipo de que muculmanos  sejam  um povo perigoso...fechado,terrorista.'''Nao eh absolutamente verdade.Ok, os terroristas da nossa geracao sao praticamente todos de origem Muculmana, mas isso nao eh uma regra e esse tipo de acao extrema nao eh compartilhada por todos''.
Ela conta que foi muito bem aceita no Cairo, que apesar de as mulheres locais andarem vestidas de modo particular, com veus, burcas e afins, seu modo ocidental de ser nao provocou nenhum tipo de constrangimento.




Mulheres no Cairo


Mas viver no Cairo tem seus particulares e Barbara conta que andar sozinha pela rua eh algo digamos complicado de fazer ,nao por ser proibido......Segundo ela, a cidade nao possui infraestrutura capaz de oferecer bem estar a quem quer caminhar por exemplo, a questao da limpeza publica, a poluicao, a falta de parques publicos com area verde....detalhes que fazem a diferenca no dia-a-dia, principalmente quando se tem criancas.
Ela nao gosta de salientar pontos negativos, ate porque Barbara eh consciente de fazer parte de uma elite privilegiada que chega no pais numa condicao onde morar numa mansao com piscina,motorista, jardineiro,cozinheira e baby sitter a disposicao eh coisa para Maraja ou tipico de paises de terceiro mundo onde as pessoas mais pobres sao desfrutadas....e esse lifestyle normalmente nao eh comum e esse tipo privilegio eh apreciado,mas incomoda muito os europeus.....
Fica evidente que eh ainda um pais onde democracia e igualdade social ainda eh uma miragem, assim como as piramides.

Exuberancia arquitetonica Egipcia
O Cairo eh uma cidade linda, onde estao as piramides,o Mar Vermelho,O Rio Nilo, o sarcofago de Tutancamon.....tanta historia,tantas coisa para ver e se maravilhar,mas no meio de tudo isso tem a desigualdade social e isso eh o que mais incomoda,diz Barbara.
''Me doia muito ver que bem perto de minha bela casa espacosa e aconchegante viviam familias amontoadas em casas sem nenhum conforto.E muitas vezes eram essas pessoas que vinham trabalhar como domesticos em minha casa.E isso te faz pensar um monte de coisas que nao estao em seus devidos lugares.''
Pergunto Barbara o que ela levaria de significativo da vida no Egito para Milao e ela responde: ''Seguramente levaria o altruismo as pessoas,coisa perdida numa cidade como Milao.''
Pergunto se ela viveria toda a sua vida num pais como o Cairo e ela diz:'' espero que a luta pela liberdade se traduza em mais direitos humanos para o povo Egipcio.....respeito e admiro a cultura , mas nao eh esse tipo de mentalidade que pretendo passar para os meus filhos''.

Estamos conversando na sala de sua casa. Os objetos de decoracao sao de muito bom gosto.Sao pecas trazidas do Cairo..........Sao 7 e meia da noite,de uma primavera linda. Barbara  acabou de acompanhar as criancas na aula de pintura.Estah sentada do chao, calca jeans,tenis All Star.....Definitivamente Barbara eh uma pessoa relaxada e disponivel.
E depois de um papo sobre o Egito,passamos ao novo destino:GRECIA.

Acropolis -Athens

Cariatides que sustentam o templo do Erection-Athens
As Cariatides no Erection, sao colunas com a forma de estatuas de mulheres, que suportam na cabeca todo o peso do entablamento e da cobertura do templo de Erecteion, dedicado a Erecteu, rei mítico de Atenas.
Numa das duas versoes do mito, ele é identificado com Erictonio, meio homem, meio serpente (e daí existir no templo uma serpente, a quem se oferecia uma maca, sendo mau presságio se ela a recusasse) e cujo nome significa “nascido do solo”, o que denuncia as suas origens ctónicas.
O nome de Cariatides era devido ao facto de serem donzelas originarias de Carias, cidade grega da Laconia.
O templo, construído entre 421 e 405 a. C. por Menesicles, e tido como o mais belo monumento em estilo Jonico. Eh sob o ponto de vista arquitetonico um contraponto discreto ao Partenon.
ATHENS CITY.........Barbara  ja comeca dizendo que esta gostando muito de viver em Atenas.....
Chegou a pouco mais de um ano....
As criancas estao felizes,vao para uma escola bilingue e sempre que pode da uma escapa para conhecer alguma ilha com a familia.Ja esteve em Santorini......na pascoa esteve em Mykonos e a programacao para o verao deve ser Lefkada.
Digamos que as coisas estao andando muito bem,obrigada.
Barbara eh uma figura muito ativa, gosta de nadar, fazer esportes e gosta muito de arte tambem!!!
Eh uma italiana descontraida sem perder a elegancia natural.
Eh direta!!!
Italianas sao doces,mas sao rapidas...sao diretas e querem respostas diretas sem muito rodeio.
Se for de Milao eh extremamente pontual e se vira minha amiga, Oh meu Deus!!!...passa mal com meus atrasos.Hahaha!!
Para Atenas, trouxe e implantou num espaco muito especial ,o Atelier for Childrens.


Atelier Arno Stern
Seguindo a metodologia do pedagogo alemao,criado na franca, Arno Stern , Barbara orienta  criancas a partir dos 4 anos a desenvolver e expor suas emocoes usando tintas e pinceis.......O espaco criativo segue os mesmo padroes esteticos em todo o mundo.
A tecnica eh bem conhecida de Barbara. Ela acompanha o trabalho ja a bastante tempo, desde os tempos de namoro,ja que a sogra desenvolve o metodo ha mais de 35 anos em Milao-Italy.
Em Atenas assiste todas as quintas-feiras um grupo de 5 criancas,incluindo minha filha.


Em Atenas, por enquanto, Barbara quer apenas continuar a realizar o seu projeto e gozar as maravilhas da Grecia.E como cidada do mundo espera para o futuro uma nova destinacao..............
Goreth Lopes

Conheca mais a fundo o metodo do artista Arno Stern

Artista plastico frances que dedicou a vida de artista a ensinar crianças.
Ele considerava que nem todos os artistas tinham vocacao para ensinar expressao plastica. Nao estudou arte, mas ensinava porque achava que tinha vocacao para ensinar.

Atelier-Espaco organizado segundo a metodologia de A.Stern

Outro aspecto que Arno Stern frisa , sao as tecnicas. Ele diz que o educador nunca deve ensinar pela teoria, mas sim pela pratica. Atraves dos proprios erros, ela vai aprender. Na crianca ensina-se primeiro a pratica e depois a teoria. Ex: quando se pinta na horizontal, a tinta escorre, e ela pergunta ao professor porquê. Mas ele nao responde. Tem a ver com a quantidade de água. Ela tem de saber por experiencia própria que a tinta com muita água, escorre.

Cloliê - Jogo de Pintar, difundido em vários países da Europa, Ásia e América do Norte há 60 anos, é a prática da pintura espontânea, livre de julgamentos e modelos. Não é um curso de desenho ou pintura e não visa à prática artística. Sua finalidade é dar condições para que cada pessoa se expresse cada vez mais conhecedora de sua capacidade criativa, promovendo a estabilidade emocional, a criatividade, a autoconfiança e a capacidade de iniciativa. Trata-se de um jogo porque há regras e elementos que desencadeiam a disciplina individual e o domínio de execução necessários para que a expressão seja cada vez mais livre.
O jogo acontece em sessões no Cloliê (do francês Clos Lieu = lugar fechado), pois a sala parece uma cabana - um lugar onde não há interferência externa nem a possibilidade de observação de quem não está na sessão.
O papel da instrutora no Cloliê é o de apoiar os praticantes para que eles se concentrem em traçar e escolher cores, com interferências respeitosas e pontuais.

Durante as sessões de pintura, frases como “O que você está desenhando?”, “Que belo desenho”, “Por que a sua árvore é roxa?” ou ainda “Faça um desenho bem bonito pra mim” não existem e não fazem sentido. Os trabalhos realizados não são vistos depois nem por quem faz nem por qualquer interlocutor; eles são arquivados para o estudo da evolução do traço pela instrutora, para que ela possa auxiliar o praticante nas próximas sessões. Ao “abandonar” suas pinturas, os praticantes ganham a confiança para se expressar de maneira cada vez mais fluida.
No Cloliê, todos pintam juntos, adultos, jovens, adolescentes e crianças independentemente de raça, credo, condição social, física e emocional. Todos são capazes. Os praticantes não precisam levar nada para participar. Tudo o que eles precisam está lá: papel, tintas, avental e chinelos. O exercício da pintura acontece numa sala apropriada onde o ato de tirar os sapatos se torna fundamental.
As sessões no Cloliê - Jogo de Pintar acontecem uma vez por semana em uma hora e meia, salvo para crianças abaixo de seis anos (sessões variam de 30 minutos a uma hora).

O metodo e seu criador

A técnica do Cloliê foi criada por Arno Stern na decada de 40, quando foi convidado a trabalhar com orfaos de guerra. Ao notar que as pessoas se expressavam de maneira bastante parecida e percebendo o papel primordial que o jogo provocava no ser humano, Stern criou o método que até hoje une pintura e jogo. À época, ele conduziu uma pesquisa ao redor do mundo e chegou ao conceito da Formulação, segundo o qual há um conjunto de formas que todas as pessoas adquirem desde sua concepção, pela memória orgânica, e que passam a expressar a partir dos 3 anos de idade. A Formulação é o objeto de estudo dos intrutores de jogo de pintar, pois é uma expressão genuína das emoções, sentimentos e desejos do ser humano.

http://www.arnostern.com/it/index.html

21/05/2011

ILHAS GREGAS...

Bom dia
Buon Giorno
Good Morning e claro, KALIMERA !!!


Hoje publico un post que transmite um pouco do que eh a atmosfera que se respira aqui na Grecia a partir de agora, afinal estamos na primavera entrando ja ja para o verao.
Resolvi publicar, visto a grande curiosidade que as pessoas tem por este lugar...e nao eh para menos.


Nao sou dona de agencia de turismo, ainda...rsrsr
Nao recebo amigos de amigos em minha casa nem parentes indesejaveis..
Nao eh antipatia, eh so questao de bom senso....algumas vezes posso abrir uma excecao....mas muuuuuito raramente.rsrrsrsr
Todo mundo que vive em cidade turistica vive essa experiencia.
Eh como um carioca que nao quer pela enesima volta ir ao Cristo Redentor ou ao Pao de Acucar, so para acontentar o amigo...Eu tambem nao pretendo ir pela enesima volta ate a Acropoli....Mas me da muito prazer descrever a vida e atmosfera que se vive nesta parte do planeta...

Entao pernas e tenis nos pes,mapa nas maos.Metro, onibus, tram e taxi estao ai para oferecer conforto aos visitantes desse paraiso chamado Grecia......

Bemvindo.......................................


Bom, vamos falar a verdade.....Se existe um lugar para onde todo mundo ja sonhou em ir um dia, definitivamente este lugar eh a Grecia.

As Ilhas Gregas sao maravilhosas!  Paisagens magnificas, ruinas milenares e mitos... historia e sonhos navegam juntos no calmo azul do Mar Egeu !!


A Grecia sempre provoca suspiros: o romantismo das ilhas, a sofisticação dos cruzeiros, as praias paradisiacas, o sonho de estar debaixo do sol entre casinhas brancas e o azul do mar,um lindo chapeu e a o foulard que voa..... o encontro do Oriente e o Ocidente, a presenca dos deuses, a grandiosidade dos templos, o misterio das ruínas...



Famoso Por do Sol em Oia - Santorini - Grecia.

 
 
Pisar numa praia grega pela primeira vez eh uma grande experiencia a comecar pelo fato que, para chegar nela, voce provavelmente participou de um Cruzeiro pelo mar Egeu. E se por acaso voce chegou de aviao,aguarde porque um belo passeio por este mar lindo voce ainda vai fazer eh so esperar!!!!
Bom, existem os cruzeiros luxuosos, iates, veleiros,mas existe tambem uma forma muito comum e barata que sao os ferry boats e que a despeito da sofisticacao da primeira classe,abriga mochileiros do mundo inteiro e senhoras ortodoxas vestidas de preto dos pes a cabeca. Esse eh o belo da Grecia carregar o mito e a historia que todos fazemos ideia, mas ainda eh muito mais que isto, e voce so pode descobrir aqui.





Mykonos




Mykonos





Senhoras gregas provenientes da cidade de Olimpia-Ilha de Karpathos, vestidas com seus vestidos tradicionais

Sao  muitas e muitas ilhas, na verdade mais ou menos umas 3 mil, mas ninguem sabe ao certo.
Destas aproximadamente 200 sao habitadas. Dentre elas, uma das mais famosas eh Mykonos,uma das ilhas do arquipelago das Ciclades, as minhas preferidas.
Essa ilha tem um significado especial para mim, porque quando estive la, estava no meu setimo mes de gravidez do meu segundo filho e foi maravilhoso......belissimas recordacoes.......


Mulinos de Mykonos


O lugar eh um paraiso,seja pelo charme de suas casinhas brancas, seja pela beleza da natureza, ou pelo fato de que entre suas praias, quase todos estao como vieram ao mundo, o que confirma a tese que na Grecia so existem dois tipos de praias, aquelas onde se usa roupa e aquelas onde eh obrigatorio ficar pelado.Outra coisa curiosa eh que nesta praia,a Super Paradise uma das mais famosas frequentada por hippies nudistas desde 1960, nao tem areia...apenas pedras. Estender uma esteira aqui, eh praticamente impossível.
Então a saida confortavel eh usar as belas espreguicadeiras e apreciar com naturalidade os turistas mais assanhadinhos se divertindo nus ou semi-nus.!!

Moinhos de Vento . Mykonos

Ruas de Mikonos



Igreja Orthodoxa  Santorini



Passear a tarde em Mykonos eh um grande prazer.Tem moinhos de ventos , os bares para uma parada aperitivo e as inumeras igrejas.
Sao exatas 365 igrejas, uma para cada dia do ano, cada uma dedicada a um santo especifico. O povo grego eh extremamente religioso ( cerca de 95% dos gregos pertencem a religiao catolica ortodoxa).  Eh interessante observar que quase todas as familias possuem uma igreja em seu quintal usada para casamentos e batizados.Podem variar muito o tamanho..muitas sao capelinhas que as vezes cabem apenas 2 pessoas.E sao lindas!!!
Mas muitas vezes para os turistas, no entanto,as igrejas funcionam como marca registrada das ilhas - em Santorini o telhado das igrejas pode ser azul-escuro ou branco; em Mykonos eh sempre vermelho; em Paros, azul-claro, e por ai vai.Charmosas e graciosas, o fato eh que as igrejas, assim como os moinhos de vento formam mais um daqueles ícones que fazem borbulhar o imaginario sobre a Grecia.




Taverna tipica grega em Mykonos



Igreja Orthodoxa - Mykonos 

Paros

Gatos em Paros


Rua de Mykonos...


Outro ponto que fez e continua fazendo a fama do pais eh a agitacao da vida noturna,que muitas vezes nem eh tao noturna assim..
Em Atenas, por exemplo existem boates abertas o dia todo e eh comum ver as pessoas bebendo e dançando em cima das mesas como se fosse alta madrugada. Se vier ate a Grecia vai ver que normalmente os gregos saboreiam bebidas locais.As mais conhecidas sao: Mastiha,Retsina  e Ouzo que eh  feita a base de anis.
Uma ilha badalada como Santorini eh impossivel acabar a noite sozinho,visto que o clima favorece os encontros.Ja em Mykonos, a ilha democratica, os conservadores devem estar atentos pois a ilha para quem nao sabe eh conhecida como o paraiso dos homossexuais, sempre dispostos a novas experiencias....na verdade, Mykonos e Ios sao as verdadeiras ilhas da badalacao!!!
Eu nao badalei nada esta epoca, so olhei, afinal eu estava bem quietinha so esperando o meu filho nascer,mas estava bem antenata a tudo e adorando,claro.

Mykonos



A duracao de travessia de uma ilha para outra pode variar bastante dependendo do tipo de barco que voce pega.
Por exemplo, de Paros a Santorini, separadas apenas por 30 km, voce pode gastar 6 horas no ferry boat, mas se voce optar pelo aliscaffo (barco mais leve e mais rapido) a viagem reduz para somente 2 horas.
Fazer a travessia para as ilhas de barco tem muito mais charme que a escolha pelo aviao,sem duvida.
Os barcos sao confortaveis,limpos, modernos.... Se quiser, pode fazer amigos,escutar o ipod, ler mais uma vez o Guia da Ilha escolhida ou entao simplesmente apreciar o visual da belissima paisagem do mar ate o seu destino.
.

Deck do Aliscaffo



Aliscaffo