29/05/2012

Leila Ben Ali - Lancamento Livro Minha Verdade




Ma Verite... ( Minha Verdade  )....

E este o titulo do livro da ex-primeira dama da Tunisia Leila Trabelzi Ben Ali, mulher do ex-ditador Zine El Abidine Ben Ali, lancado pelo site Frances Amazon no ultimo dia 24 de maio, pela editora Editions du Moment.

Ha quase uma semana do lancamento, o mundo e o povo Tunisiano podera, se quiser,  conhecer a " Verdade dos fatos" contados pela ex-primeira dama.
A chegada do livro aqui na Tunisia, vem desencadeando uma serie de polemicas entre os que apoiam a tambem conhecida ''Leila diabolica". 

Exilada com alguns membros da familia, na Arabia Saudita, desde 14 de janeiro de 2011, Leila Trabelzi, a ambiciosa '' ex-cabeleireira'', que cavalgou o poder, eliminando um a um os seus opositores, levando o ex-presidente e fututo marido, a um clamoroso divorcio da primeira mulher, ate chegar ao poder absoluto.
Aqui na Tunisia, em verdade, o comentario geral da populacao e que na verdade quem governava o pais era ela, e nao o ex- presidente Ben Ali.Tudo era filtrado por ela. As decisoes eram determinadas por ela.
Um governo escancaradamente nepotista, onde Leila Ben Ali e seus 10 irmaos teriam dominado por mais de 20 anos todos os cargos de confianca, de empresas estatais da Tunisia.Agua, gas, energia, petroleo, minerios etc...tudo na mao da familia. Um sistema mafioso que enriqueceu toda a familia Trabelsi e levou a  pobreza e  escravidao do povo Tunisiano, que da palavra liberdade e democracia sabem bem pouco o que significa, mesmo a mais de um ano da revolucao.
Sera provavelmente um pequeno sucesso editorial, pelo menos aqui na Tunisia, afinal sera dificil ler e acreditar em uma versao contada pela mulher do ex-ditador, esilada na Arabia Saudita, e que um dia antes da revolucao, nao pensou duas vezes e calculou tudo direitinho, inclusive, colocar a bordo de um aviao particular, mais de uma tonelada de ouro em barras, retiradas as pressas do Banco Central da Tunisia sob seu comando, avaliadas em mais de 50 milhoes de Euros.


Amazon.fr:

Nenhum comentário:

Postar um comentário