17/04/2012

BELEZAS DA TUNISIA



Restaurante Tradicional - La Sofra - Cuscus Tunisino
Querido leitor e visitante do blog,

Estou preparando muitas novidades para contar sobre a Tunisia,o Pais que ja esta hospedando  minha familia e que pelo visto nos tera por aqui ao menos pelos próximos dois ou três anos,creio. Aqui no blog vou publicar os diversos aspectos e pontos de vista da vida e do cotidiano do Pais muçulmano que deu inicio ha um ano, a
 " Primavera Arabe". Um Pais  islamico,mas  aberto e sedento por liberdade e mudancas sociais , depois de viver por 25 anos uma ditadura liderada pelo ex- presidente Zine El Abidine Ben Ali e agregados.
Portas de Sidi Bou Said

Pretendo documentar fatos da epoca da ditadura ( absurdos cometidos por quem comanda uma sociedade nao democratica ) e o pos, na qual estou vivendo... 
Vou publicar muitas fotos!!
Pretendo tambem ressaltar as belezas naturais,os lugares especiais deste pais mostrando por exemplo as  praias belíssimas banhadas pelo Mediterrâneo, passando por vilarejos e o deserto, dando espaco sempre para  a cultura, o artesanato e  vida simples do povo Tunisino, maioria por aqui.

Alias falando em Mediterraneo,aproveito para dizer que estou realmente ficando expert nesta area do planeta, afinal ja morei na Sicilia-Italia por tres anos.De la, fui para a Grecia,tambem banhada pelo mediterraneo,  onde vivi maravilhosos seis anos e agora Tunisia.
A Tunisia esta apenas 50 minutos de distancia de Roma por exemplo, mas sao 50 minutos onde tudo muda...e muda radicalmente! O comportamento das pessoas muda, as roupas mudam, os costumes,o cheiro,a atitude.Um povo alegre,mas contido.Um povo que deposid eanos de repressao,comeca a aprender a importancia da liberdade....da liberdade de expressao.

A musica de um pais pode falar muito de um povo e sua energia .E quase sempre que escrevo um post,publico algo musical- minha grande paixao - para ilustrar e retratar fielmente o texto. Por isso, publico dois videos.
 O video da cantora Amel Bent, cantora de origem Tunisina que vive atualmente na Franca.Ela participou de um programa de TV em Paris,com a musica " AU CAFE des DELICES",cantando em Frances com nuances Arabescas, na qual fala das belezas deste lugar tao charmoso e visitado na Tunisia.
Vale a pena ver-la cantar...
Logo abaixo publico outra versao de Patrick Bruel - com imagens do Cafe des Delices, que fica no bairro de SIDI BOU SAID.

Esta e uma terra árabe,de contrastes e historia, onde se fala arabe e também Frances!! Portanto, au revoir ...d'accord Habib Habib...?

Video de Patrick Bruel com fotos que retratam muito bem a Tunisia.



Amel Bent...emociona a todos com a linda interpretacao da musica - Cafe des Delices.

..Enjoy!!Goreth Lopes


.













Um comentário:

  1. *Goreth, tua vida me inveja !!! Digo isto

    porque eu queria muito ter uma vida de viagens,

    de viver alguns anos em diversos lugares !!!

    Acredito que deve ser MUITO BOM e em vários

    aspectos !!! :)

    *Garota, vou conhecer a Tunísia através

    das tuas narrativas aqui no Blog e já sinto-me

    CONTENTE por isto !!! *Obrigada !!! :)

    *Boa semana de trabalho !

    *Fiques com Deus.

    *Um abraço.

    ResponderExcluir