14/04/2011

PASCOA GREGA - Costumes e Rituais





Kalo Pasca - Feliz Pascoa em grego

Quem tiver a sorte de estar viajando pela Grécia durante a semana de Páscoa, vai conhecer de perto o esplendor da rica e profunda devoção religiosa expressa pelos gregos neste periodo do ano.
A Pascoa para os gregos e tao ou mais importante que o Natal.
As familias se reunem em um ritual de fe e alegria e se comemora o periodo pascoal.
A Pascoa - (Paxá em grego) - é a festa mais sagrada e mais dramaticamente religiosa celebrada no contexto da Igreja Ortodoxa Grega, cheio de rituais e costumes.
Foto classica de um calendario Bizantino



Interno igreja orthodoxa 

Os preparativos começam na Quinta-Feira Santa, o dia em que comemora a Última Ceia de Jesus com os Apóstolos. De manha, grupos de crianças visitam todos os bairros das cidades e ilhas, carregando cestos, cantando e colhendo flores para enfeitar o esquife de Cristo. Neste dia as donas de casa tradicionais preparam tsourekia (pães doces que parecem brioches) e ovos coloridos com pigmentos vermelhos especiais. O ovo significa a renovação da vida e a cor vermelha simboliza o sangue de Cristo.


Tsoureki - pao doce servido na pascoa


Koulourakia-Biscoitos


A Sexta-feira Santa é o dia mais sagrado da Semana Santa, o dia da culminância da paixão de Cristo, com a deposição da cruz e o sepultamento de Cristo. É um dia de luto em toda a Grécia. As familias vão à igreja pela manhã para preparar o Epitáfio, um catafalco de madeira talhada que representa o túmulo de Cristo, onde seu corpo será colocado após a Apokathelosis (Deposição da Cruz). O epitafio sera decorado com flores da primavera até que esteja todo coberto. Em seguida, sera ornamentado com pétalas de flores e água de rosas, decorada com velas e numa cerimonia, sera incensado como uma marca de respeito.


Epitafio de madeira decorado com flores da estacao







Igreja orthodoxa bizantina em Glyfada

Na noite,numa atmosfera silenciosa escuta-se apenas o som dos sinos, lamentando a morte de Cristo. No ar, cheiro de livani um incenso de igreja feito de perfume das flores da primavera que cobre o Epitáfio. Procissões são realizadas em quase todas as ruas das cidades e vilas da Grécia.



Em seguida, por volta das 11 da noite, as ''tavernas'', restaurante tipicamente grego, se enchem de repente, como se todos corressem para quebrar o jejum,que em teoria tera durado 40 dias.
No cardapio, preparado durante todo o dia ,eh servido frutos do mar – polvo grelhado vinagre, anéis de lula, camarão gigante.

Atmosfera relaxante  
Tradicional taverna grega




Polvo grelhado para a sexta feira Santa



Polvo grelhado












Na Páscoa,pela manha, preparação inicial para o jantar festivo do dia da Ressurreição, donas de casa cozinham a Mayeritsa – tradicional sopa de tripas e legumes preparados apenas nesta época do ano.

Mayeritsa - Sopa tradicional servida na Pascoa

Pouco antes da meia-noite, as pessoas se reunem na igreja, segurando velas brancas chamadas Santa Luz, distribuída pelo padre da igreja Orthodoxa grega. Quando eh chegada a hora do canto Christós Anesti (Cristo ressuscitou) a atmosfera se enche de alegria e fora das igrejas inicia-se a explosao de fogos de artifício . As pessoas trocam votos com as velas acesas e das casas se sente o cheio forte do incenso e ai eh hora de correr para o seu restaurante favorito ou para um jantar preparado em casa.
Sim, com as velas nas maos,os devotos fazem três vezes o sinal da cruz de porta em porta e na frente de suas casas para dar sorte. A partir dai,  todos se reúnem em volta da mesa festivamente onde acontece a tradicional quebra dos ovos vermelhos.

Ovos de Pascoa pintados a mao.

No domingo de manhã, em muitas partes do país, eh preparado o carneiro assado no espeto. Em outras regiões, a carne  – cordeiro ou cabrito – é assada no forno. Há um clima de festa em todos os lugares e as pessoas bebem retsina - vinho grego, comem e dançam geralmente até a madrugada...

 
Retsina- Vinho grego


 
Cordeiro assado coletivamente para a grande comemoracao da Pascoa.


Este ano, a celebração da Páscoa ortodoxa sera dia 24 de abril e vai coincidir com as festividades da pascoa católica, mas normalmente as datas são diferentes. Para calcular as datas da Páscoa grega você deve levar em conta que:

■Deve ser baseado no calendário Juliano, não o Gregoriano.
Deve ser após o feriado da Páscoa judaica.
■Deve ser no primeiro domingo após a primeira lua cheia, depois do equinócio da Primavera, que este ano aconteceu em 21 de março.


















10 comentários:

  1. Maravilhoso...uma belíssima aula de Páscoa....adorei
    Décio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Decio...A Grecia e estupenda!! Cheia de tradicoes incriveis!! Um abraco!!

      Excluir
  2. eu adorei saber sobre a pascoa da grecia muito obrigada por ta em formando nos da gracia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natacha, qu ebom que vc gostou do post!!estou retomando as atividades do Blog depois de uma longa viagem.Um abraco!!

      Excluir
  3. Humm... parece tudo lindo e gostoso, mas confesso que detestei esse vinho grego. O que aparece na foto é o de um menino com uma chave?

    ResponderExcluir
  4. Oi Geiza,tudo bem!! Vc ja esteve na Grecia ou bebeu o vinho no Brasil? Bom, o vinho grego,conhecido como "Ritzina" e diferente dos vinhos tradicionais.E particularmente resinoso e nem todos gostam muito...mas de frente para o Mar Mediterraneo, lua cheia, boa companhia e uma bella musica grega, e algo inesquecivel!! Estou retomando o blog depois de uma longa viagem...logo logo vou contar!! Beijo grande!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Goreth,
    Meu nome é Daniel, comecei há algumas semanas a elaborar um blog sobre a língua grega, por ocasião da páscoa, estou preparando um artigo sobre algumas expressões utilizadas por lá, por isso gostaria de adicionar um link de seu artigo, já que o achei bastante interessante.
    Segue o link do meu blog:
    http://gregoparatodos.blogspot.com.br/
    Obrigado, Daniel.

    ResponderExcluir
  6. Olá Goreth, ótima sua narrativa a respeito dos costumes gregos na Semana Santa e no Domingo de Páscoa. Quero apenas corrigir a pronúncia da palavra "Páscoa" em grego, que não é "Paxá", porém "Pásxa", sendo que o X é aspirado, como se fossem dois RR em português. OK? Abraços, Pedro Yannoulis

    ResponderExcluir
  7. Goreth,
    Estamos em Santorini agora em maio/2013. Hoje é sexta-feira 03.05.2013 e acabamos de assistir de longe (estávamos num restaurante), a uma das partes do ritual de Pascoa dos Gregos. Simplesmente Lindo e Emocionante. A Grécia é o nosso segundo país. Amamos esta Terra que aprendemos a amar nos livros de escola. É a nossa terceira viagem para cá. Adoramos a sua aula sobre a Páscoa Grega. Vamos acompanhar amanhã sábado, o desenrolar desta tradição. Obrigado. Júlio e José Carlos. Petrópolis, RJ.

    ResponderExcluir
  8. Julio e Jose Carlos,fico feliz por voces estarem mais uma vez na Grecia e terem me dado o prazer de acessar o blog durante esse periodo de ferias em Santorini.A Grecia e magnifica.Este pais e esplendido!! Amo tudo.O periodo em que morei foi fantastico e voltarei todos os anos.Meu filho cacula nasceu em Atenas!!Isso significa muito para mim!!Aproveitem a magia das ilhas e assim como eu, retornem sempre que puderem .Um abraco, atualmente, aqui da Italia.Goreth Lopes

    ResponderExcluir