28/04/2011

CONHECENDO A CIDADE DE CORINTO - Grecia























Sabado de Aleluia, onze e meia da manha.
Meta: Conhecer a cidade de Corinto!!
Meus filhos, um casal de amigos e suas filhas e eu, entramos no carro. Esta decidido e tudo preparado para conhecer Corinto, assim como eu havia sugerido no post anterior,onde conto um pouco da historia da Cidade.
Eh um belissimo dia de sol de primavera, desses que faz aqui na Grecia.
Saimos de Glyfada sentido Pireo e dali pegamos a auto-estrada Atikki Odos,que nos leva em direcao a Corinto.
A viagem dura cerca uma hora. Quase 100 km percorrendo uma estrada que beira o belissimo mar Egeu ,onde a paisagem predominante eh o azul do mar, as montanhas,os barcos e os navios de cruzeiro que vao la e ca, sem falar nas flores da estacao que estao em todos os lugares,dando um colorido especial e bem caratacteristico a paisagem.
Em falar em navios, para quem nao sabe,a Grecia eh considerada um ponto estrategico que liga os paises do oriente aos paises europeus em termos de navegacao e mercado.Uma das melhores e mais importantes escolas e universidades do mundo na area de shippment estao aqui.
E para confirmar o que ja se sabe,basta apenas dar uma chegadinha no Porto de Pireus ou ver o imenso estaleiro de propriedade da familia Onassis,instalado ali,as margens da estrada que nos leva a cidade de Corinto.Eh  verdadeiramente um espetaculo grego!!!

Eh com grande alegria e emocao que vamos olhando tudo em volta....
Sim, hoje eh um dia lindo e perfeito para cohecer uma cidade milenar com tamanha importancia para a historia,como eh o caso de Corinto.

Chegando na cidade vamos diretamente ao Castello de Corinto, no ponto mais alto da cidade.La esta o templo de Apollo e Afroditte. Subimos a colina e de la vemos tamanha beleza desse lugar. Nao por acaso eh o templo de Afrodite!! A comecar pela paisagem...as oliveiras carregadas de olivas prontinhas para se fazer um dos melhores oleos de oliva extra virgem do mundo.....o  pastor e suas ovelhas ......
Olho para tudo isso e vejo mais uma vez confirmo que a beleza da vida, definitivamente, esta nas coisas simples.



Oliveiras
 

 Templo de Apollo e Afrodite no topo da montanha





















Ok.Fotos,fotos,fotos.......
Descemos a colina e mais uma vez o pastor e suas ovelhas.....
Caminhamos pela pequena cidade. Eh enigmatica e porque nao, charmosa. Bem no estilo das cidades que abrigam templos de Deuses da Mitologica grega.
Greek Tavern para o almoco,uma olhada nas lojas que vendem vasos e objetos de bronze tipicos da cidade e claro, uma parada no parquinho da cidade, afinal com criancas eh preciso fazer uma pausa ''play''....








Nesta pausa play aconteceu um fato engracado.
Esta viagem teve um personagem muito especial e eh inutil dizer que nao!!  Basta caminhar pela rua com ele. Ok, nao eh Apollo, Afroditte, o apostolo Sao Paulo em suas pregacoes,mas eh uma pessoa  mesmo muito especial e carismatica, e conhecida mundialmente. Estou falando do jogador da Selecao Brasileira,Gilberto Silva, que atualmente joga pelo Panathinaikos da Grecia, mas que esta de malas prontas para o retorno ao Brasil no final de junho.

Este ponto da viagem foi muito bacana porque nessa pausa ''play'' aconteceu em questao de minutos uma verdadeira invasao de criancas e adolescentes em busca de autografos e fotos com o campeao.Foi muito legal!!!
Ate brinquei com Janaina, sua mulher: Eta Janaina, Gilberto faz sucesso ate em Corinto!!!!
Sim,definitivamente eh o poder do esporte na midia mundial.
Momento alegria:  Gilberto Silva e seus seguidores......




Depois da pausa, seguimos para o ponto mais excitante da viagem.Ver de perto o Estreito de Corinto.
Eh realmente fantastico.

Fim de tarde no Estreito de Corinto
Eh fantastico ver o que o homem foi capaz de fazer.....suas obras num periodo que nao existiam tantos recursos assim no campo da engenharia!! Dai, do nada, do alto de uma ponte, voce depara-se com uma obra daquela dimensao,onde foi preciso muito trabalho para executa-la.E a obra esta la  em plena atividade,com navios de grande e pequeno porte atravessando a cada hora aquele mar lindo.























''O canal de Corinto é provavelmente uma das obras de engenharia mais espetaculares do mundo -após o Canal do Panamá, não só por sua beleza e tamanho senão por sua impressionante e milenar história. É um canal escavado sobre a rocha do istmo de Corinto no final do século XIX, e conta com uma altura de mais de 40 metros e uma extensão de 6,3 quilômetros de comprimento.''

4 comentários:

  1. Fiquei facinada com a belaza deste canal quando tive a oportunidade de conhecer no final de 2011.
    conhecer a Grecia é surpreender com tanta beleza.

    ResponderExcluir
  2. Oi Goreth!!
    Como vcs estão?
    Muitas saudades de vcs....
    Bjos
    Mel

    ResponderExcluir
  3. Oi Goreth!!
    como vcs estao?
    estou com muitas saudaes de vcs
    como esta a martina e o luca?


    bjs bella

    ResponderExcluir
  4. Adoro Corinto MG
    Só não cheguei a conhecer essas maravilhas que existem por lá.

    ResponderExcluir