02/02/2011

START...........G.Lopes

Ola!!!
Depois de algum tempo amadurecendo a ideia de criar um Blog pensei que seria interessante contar a historia de vida de brasileiros e estrangeiros que trocaram seus paises de origem para viver no exterior, seja na Europa, Estados Unidos, Canada, Australia e tantos outros. Assim como eu, os motivos que levam uma pessoa a arriscar e comecar uma nova vida em um novo pais sao variados...Trabalho, estudo, um amor......Historias de vida recheadas de emocao. Alegrias, tristezas, saudade, decepcao e esperanca.
Sou Jornalista, tenho 41 anos, casada com um Italiano, mae de um casal de filhos.Vivo na Europa ha quase 10 anos. Atualmente vivo em Atenas, na Grecia....

Acropolis - Atenas -Grecia
Na Italia vivi por 5 anos, divididos entre a cidade de  Palermo na Sicilia e Roma.
Tudo comeca em 2001, aos 32 anos, quando decido passar ferias em Roma a convite de uma prima que mora na cidade eterna. Deixo meus trabalhos em jornalismo e radio para tras e mergulho na organizacao da viagem que mudaria  sensivelmente o sentido da minha vida. Compro minha passagem aerea com desconto na agencia de viagem de propriedade de uma amiga em Brasilia, a Viana Turismo.
Patricia me faz um belo desconto e saio de la com as passagens da companhia Alitalia e KLM. Marco minha viagem para o dia 23 de julho de 2001, um dia antes do meu aniversario, afinal esta decidido que quero chegar em Roma e ver o Coliseo no dia 24.
Malas prontas, almoco de despedida e boa sorte com direito a Spaghetti a Carbonara preparado por Ivanilde, uma mulher de personalidade marcante, leonina como eu, mae de uma grandissima amiga, tambem de igual valor.E la vou eu rumo a cidade eterna.....sem preocupacao....so uma grande vontade de curtir o verao europeu.
Um detalhe que quero ressaltar para quem ainda nao teve o privilegio de ver realizado um sonho:
QUERER EH PODER SIM!!. 
Quando uma pessoa deseja muito a realizacao de algo e se concentra neste proposito, este se realiza !!! Disto, eu sou segura!!!  Nao sou nenhuma divindidade,  mas a minha vida e cheia de episodios assim. E e preciso tomar muito cuidado porque assim como voce deseja, a responsabilidade tambem e sua.

Coliseu - Roma- Italia
Ok, chego em Roma feliz e incredula, e claro,com o coracao aberto, na expectativa que esta viagem tenha um significado positivo e extraordinario..... afinal eu sou o tipo de pessoa que acredita que veio para este mundo para ser feliz. Ainda nao sei em que consiste esta mudanca, mas tudo comeca com um encontro.
Minha prima que me hospeda em sua casa , eu e Adolfo meu querido amigo arquiteto de SP, que na epoca vivia em Roma e hoje vive em Lisboa, vamos ao movimentado restaurante e pizzaria La Scala, no coracao de Trastevere,  bairro tradicionamente frequentado por artistas e intelectuais de Roma. Logo depois chega aquele que se tornaria meu futuro marido e pai dos meus dois filhos e diz:.......
Ciao Ciao, Buona Sera!!
Ou seja: Ola, Boa Noite!!
Eh um amigo de minha prima... Senta-se conosco a mesa, somos apresentados e basta.
Nao vejo nada demais naquela pessoa, a parte a educacao e a gentileza que so um homem italiano pode ter.
Um copo de vinho aqui e outro ali, estou no paraiso... mas fico chocada quando pedimos as pizzas e vejo que italianos comem  uma pizza grande sozinhos e eu apenas um misero triangulo...nao falo uma palavra de italiano, afinal estou ali ha apenas 3 dias, mas me divirto com o vai e vem e a alegria e gritaria dos italianos.Italianos nao falam, eles gritam,gesticulam...!!
Uma conversa la e outra ca..... e aquele que no caso se tornaria meu futuro marido se oferece  para me acompanhar e mostrar Roma.
E obviamente aceito.
Quem nao aceitaria conhecer Roma com um romano e ainda mais a bordo de uma bela 'scooter'  bem no estilo do filme ''Vacanza Romana''?
E fomos os dois rodar a cidade sem compromisso com nada, so com o divertimento.... passeios pelas ruas estreitas de Roma, bares, restaurantes, gelaterias, cinema, amigos..etc...
Italianos sao sedutores por natureza. Te oferecem rosas, olham sempre bem dentro dos teus olhos, dizem a todo momento que somos 'bellas'....... e por ai vai....E qual mulher nao gosta disto?
As unicas coisas que fiz naquele periodo de ferias em Roma foi: comer, beber e amar. Bem no estilo do filme protagonizado recentemente pela atriz Julia Roberts.
Resolvo entao, apenas gozar aquilo que a vida tem de melhor e me permitir tudo isso,afinal eu mereco.
Boa companhia, viagens a lugares maravilhosos...risadas...novos amigos, novas ideias, uma diaria num Spa na Toscana,  Passeio de barco ate Isola dei Conigli em Lampedusa, uma noite em um antigo Castelo Medieval transformado em Hotel em Cefalu  tambem na Sicilia.... comida magnifica, mergulho no Mar Mediterraneo todos os dias,bons vinhos e principalmente bons Proseccos!!! Ai ai ai. Nao existe nada melhor que um bom aperitivo com espumante italiano bem geladinho e pistaches!!! A vida e bem mais bela com uma taca de prosecco na mao!!! Que pecato bom!!! 
E Roma....Continuamos a passear por Roma um vai e vem louco de moto, trem, aviao....., mas so como AMIGOS!! Sim, pelo menos umas 2 semanas so como amigosssssssss!!! Mas depois de um prosecco ali e outro la, a carne e fraca e me concedo uma bela noite de amor.
Ok, nada de tao especial assim! E agora?
E agora?
O que posso dizer e que mesmo nao sentindo nada de tao espetacular por aquela pessoa, olhava  e via que minha vida estava para mudar ali, naquele instante!!! Nao sei bem, mas sintia que algo grande e bem alem das minhas expectativas estava para acontecer.

Goreth e Martina - Trastevere- Roma
Ok, volto para o Brasil, mais precisamente Brasilia, minha cidade, depois de 3 meses passeando pela Italia e Franca. Retomo minha vida de trabalho, afinal tenho uma conta de cartao de credito infinita para pagar.Me visto como uma Jornalista ,escova no cabelo, unhas perfeitas, tudo como manda o figurino e vou ao trabalho...Ok, mas preciso deixar tudo outra vez pra retornar a Italia.
Motivo: Vamos ter um bebe!!!!
Sim, foi um susto, afinal nao imaginei que tudo pudesse chegar a este ponto... Mas de uma coisa eu sabia bem , que quando sai do Brasil rumo a Italia com o coracao aberto as mudancas, elas vieram e vieram para valer..A noticia foi recebida com muita surpresa por todos,afinal, aquela coisa grandiosa estava comecando a tomar forma. Minha familia, apesar do susto esteve sempre do meu lado me dando muito amor. Meu futuro marido era surpreso, mas explodia de felicidade....
Eu, sempre preocupada preocupada preocupada.......
Sofri nos primeiros meses da gravidez, afinal aquilo tudo me parecia surreal.
Tudo novo, gravidez inesperada.....marido novo...ui!!
Mas tudo passou com a chegada do meu anjo...
Nossa linda filha nasce no Brasil em 2002 e aos 3 meses do seu nascimento retornamos todos definitivamente para a Italia,comecar ali uma nova vida.
Nos tres primeiros anos a adptacao foi digamos bem dificil.
Eu tinha a impressao que tudo tinha parado em minha volta. Tudo mudou.... O pais, o clima,.... as pessoas eram diferentes.Tudo era difrente....
Vivi em silencio por muito tempo.
Aprendi o auto-conhecimento.
Cresci muito como pessoa vivendo assim..
Mudei e cresci muito. Escutei e escuto muito....Acho que eh por isso que hoje nao suporto quando as pessoas abrem a boca para se lamentar de bobagens ou para  falar coisas inuteis.
Nao tive depressao  porque combati muito..
Meu marido esteve sempre presente e minha filha estava ali,  precisava de mim e eu era consciente da minha responsabilidade.
Meu mecanismo de  defesa contra a tristeza eh a musica.
Musica, musica, musica!!Eu nao teria suportado a mudanca sem a musica. ...Ali esta toda a sua vida. Felicidade, tristeza, lembranca de tudo.....Chorei muito escutando minhas musicas...muita saudade.....Mas nao dava mais para voltar atras.Nao dava mais!!
Eu pensava: agora eh seguir em frente e ser forte, afinal tem muita gente em jogo.Nao se brinca com o sentimento alheio. E mais, existe um proposito: aquele de construir um amor, uma vida, uma familia.E nos queriamos!!
Nao se pode desistir de um  projeto de vida por causa de problemas.Estes se resolvem. Ja sao quase 10 anos e neste intervalo nasceu tambem meu filho que hoje tem 4 anos.

Marien Platz - Munique - Alemanha
Se abrir para um novo mundo,uma nova experiencia, nos enriquece como ser humano.Nos torna mais tolerantes.Nos faz crescer. Meus filhos falam 04 linguas: portugues, italiano, ingles e grego.
Tudo isso so tem sido possivel  porque meu marido,
 grande companheiro e amigo e eu,  estamos abertos e dispostos a viver uma realidade de bem estar, viagens, mas tambem de sacrificios e renuncia.
A vida tem passado com certa tranquilidade durante esses anos,mas confesso que muitas vezes tenho minhas crises existenciais proprias de quem mora longe do proprio pais, dos amigos, da familia etc. Proprio de quem deixou tudo para tras para viver uma nova vida. Deixar a carreira, a familia e os amigos para se dedicar quase que exclusivamente a familia eh muito serio. Precisa ter condicoes financeiras e psicologicas para isto. Estar equilibrado para manter a harmonia familiar, sem culpar o outro e fundamental. Poder estar com os filhos, ve-los crescer, aprender e observar o dia a dia, poder viajar, conhecer e pessoas de outras culturas.......Tudo isso eh um privilegio e eu aprecio muito.
Escrever um blog  eh um modo  de comunicacao novo. Vou continuar a trabalhar neste projeto. Ainda pretendo viver em outros paises, conhecer outras culturas e outras historias.
Espero que goste do blog.Vou estar atualizando sempre.Estarei escrevendo sobre pessoas e lugares . Se quiser mandar a sua historia podemos publica-la aqui.
Um abraco,
Goreth Lopes




.

4 comentários:

  1. Goreth,
    Acabo de descobrir seu blog (e mais detalhes de sua bonita história). Vou tentar acompanhar as novidades. Só estive na Grécia uma vez na vida, lá se vão 30 anos, e virei fã. Espero voltar. Acho que seu blog poderá dar uma forcinha. Parabéns para vc e toda a família! aprigio

    ResponderExcluir
  2. Oi, Goreth,
    Descobrí o teu blog por uma acaso e achei muito interessante a tua história. Bom, eu morei na
    Grécia por 8 meses e lá se vão ...30 anos!
    Agora, em 09/06, estou viajando para lá, para a matar as saudades; iogurt,comidas, danças, músicas, etc...
    Estarei hospedada no hotel Vienna de 10 a 20/06. Gostaria muito de conhecê-la. É possível?
    Pola filiá
    H Maria

    ResponderExcluir
  3. Querida Maria nao consegui mandar email para vc,por isso uso este espaço caso vc volte aqui.podemos nos encontrar sim.me manda um email no lopesgoreth@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. LINDA HISTÓRIA! Pode ter certeza que uma mulher que escolhe a familia em primeiro plano sempre faz a escolha certa, não há motivo maior e mais bonito para viver do que viver com os filhos e para os filhos, a união tão linda de vcs 4 é uma benção de Deus. Eu passei por crises muito parecida com as suas, mas quem disse que viver é fácil? Nem sempre é, mas quando tudo passa e a gente entende o porquê das coisas, a vida ganha um gostinho muito mais especial! Parabéns pelo blog e pela linda história de amor!

    ResponderExcluir