28/05/2012

Le Figaro Magazine - Edição especial de 50 páginas sobre o Brasil



Capa Le Figaro Magazine dedicada ao Brasil

A revista do jornal conservador Le Figaro chegou às bancas da Europa nesta sexta-feira, 25 de maio, com uma edição especial de 50 páginas sobre o Brasil. Com o título "O futuro se inventa no Brasil", a fotografia de capa infelizmente traz o mesmo clichê que parece ter grudado indefinidamente na imagem do país: o leitor vê uma bela mulata fantasiada para o Carnaval, em pleno mês de maio!
Mais adiante, na página 34, tem início a extensa reportagem com a imagem do Cristo Redentor de braços abertos sobre a Baia da Guanabara. Os franceses descobrem que no dia 20 de junho será aberta no Rio de Janeiro a conferência da ONU sobre o desenvolvimento sustentável Rio +20. Le Figaro Magazine convida seus leitores a descobrir a cidade sede da conferência, "em plena ebulição", e um país que "reinventa continuamente o futuro".
Nas páginas seguintes, a revista comenta a pacificação das favelas, mas lembra que 1 milhão de pessoas ainda vivem nos morros do Rio sob a tutela das milícias e dos cartéis da droga. Alternando imagens do morro do Alemão com as de festas de casamento luxuosas, na moda entre os milionários e a classe média brasileira, a Le Figaro Magazine exibe personagens que fazem sucesso nesse mundo emergente. É o caso de Giséle Mac Laren, apresentada como a única mulher presidente de um estaleiro especializado no setor petrolífero. Na página dupla, os leitores conhecem a história da major Priscila de Oliveira Azevedo, "o anjo guardião" que coordena as operações das UPPs nas favelas do Rio.
A revista diz que as elites brasileiras estão em plena mutação social, com a ascensão de milhares de brasileiros antes excluídos do ensino superior, agora bolsistas do ProUni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário