24/04/2012

TUNISIA - Gastronomia e Hammam

Querido leitor e visitante do Blog,

Restaurante Dar Zarrouk em Sidi Bou Said

Ja se passaram  pelo menos uns 6 meses que estou morando aqui na Tunisia com minha familia.Criancas  na escola,casa funcionando,reconhecimento de area,pe na rua....
Onde esta o dentista, o pediatra,a escola de Frances,a academia,o mercado???...
Ok!! Encontrei tudo com o faro de expatriada e  a ajuda de expatriados brasileiros que ja estao na Tunisia. Os ''expats'' estrangeiros da escola das criancas tambem sempre dao boas dicas.
Aqui na Tunisia a lingua oficial e o Arabe e o Frances, portanto e hora de comecar a  aprender French!!
Aos poucos estou descobrindo muito a respeito da cultura Tunisiana observando com calma os costumes e  visitando alguns restaurantes de comida tipica,como o El Sofra em Les Berges du Lac I,que serve apenas pratos Tunisianos como o Cuzcuz, por exemplo.
Ja estive em outros bons restaurantes como o Le Golfe, em la Marsa. Dar Zarrouk em Sidi Bou Said e Dar El Jeld- belissima casa antiga transformada em  restaurante tradicionalmente decorado, situado no coracao da medina de Tunisi.

Cha e eu no Restaurante Dar Zarrouk em Sidi Bou Said




Restaurante El Sofra

<><>
Porta de entrada do restaurante Dar El Jeld,Tunis

Mas nao e so de restaurante tradicional que gira a vida de um estrangeiro  na Tunisia.Exitem os cafes (Cafe Journal), as salas de cha ( salon di the),a pizzaria ( La Focaccia),A sorveteria italiana ( Las Palmas),a padaria ( Boulangerie) Chopain,com baguetes deliciosas, as croassanteries  e muito mais.... Cada dia uma nova descoberta.
Nao estamos em NY,mas da  para ir levando, afinal este pais esta em plena ebulicao depois de 25 anos de ditadura.As pessoas ainda estao muito bloqueadas psicologicamente falando..mas muitos ja estao realizando...com a lentidao que se espera ,obvio!! rsrrsrs
Muitos Tunisianos que nas ultimas decadas imigraram para a Italia e  a Franca por exemplo,comecam a querer fazer o caminho de volta para casa.Comecam a ver por aqui uma pequena,mas real chance de crescimento.


HAMMAM


Bom, alem de comer muito bem na Tunisia, dando prioridade claro e  sempre  a frutas,verduras, peixes e frutos do mar, o cuidado com o corpo e o espirito e algo que se faz notar aqui nesta parte do Magreb a minha dica na Tunisia e visitar o Elyspa em Sidi Bou Said.
Um espaco lindo para se cuidar.
Um espaco dedicado exclusivamente a nos mulheres.
Hammam, massagem, aromaterapia, gym, yoga, pilates, beleza e bem-estar.
Logo na chegada do Elyspa o visitante ja se sente  em um ambiente diferente.
As recepcionistas falam em arabe e frances,mas arriscam o ingles e o italiano, basta um pouco de simpatia e tudo flui muito bem.
Entrada Elyspa
Quando vou ao Elyspa,normalmente com uma amiga expatriada tambem, opto por fazer o hammam e logo depois uma massagem.
O Hammam gommage, e uma especie de sauna e exfoliacao da pele.
Depois de decidido qual sera o tratamento, recebemos uma bolsa de vime com toalhas e chinelos impecaveis.






Acessorios Hammam
De casa e bom levar sempre um creme para hidratar os cabelos.Dentro do Hammam ( sauna a vapor), deitada em uma pedra de marmore,uma senhora se aproxima  e te faz a exfoliacao. E uma entrega total.
Bracos, pernas, pes, costas, peito,rosto!! Tudo!! E limpeza e renovacao geral da pele da alma!!
Depois, uma ducha.
Proximo passo, enxugar-se e de roupao passar para a sala de massage, onde te espera outra mulher com maos de fada.
Esta sala e algo de maravilhoso.
A meia luz,deitamos e comeca todo o ritual de massagem, ao som de musica indu-arabe, oleo de jasmim,claro... e toalhas secas e quentes!!
Terminada a massagem com duracao de 50 minutos, eh hora de um cha de menta. Esplendido!!

Interior do Elyspa

Um conselho:

Nao marque mais nada neste dia.
Se for expatriada e tem filhos como eu, e claro nao tem   parentes com quem deixar as criancas, deixe o lanche e o jantar ja prontos ou bem encaminhados, porque depois de um dia como este,voce vai querer tudo, menos se estressar.
Posso garantir que a relacao preco e qualidade sao muito satisfatorias!!
Se vier a Tunisia,vale a pena conhecer este espaco.
Convido a entrar no site!! Vale muuuuuuuuito a pena .E lindo.....Liga o som!!

Um abraco, Goreth lopes.


http://www.elyspa.com.tn/

Elyspa- Sala de Cha


Um comentário:

  1. olá Goreth!! me chamo Kkathyuce kaís moro no brasil desde que nasci,conheci um tunisiano e falo com ele todos os dias pela internet,so que ja faz um tempo que conversamos e ele quer que eu va a seu país,logicamente tunisia.estou com muito medo pois o país vive em confronto,desunião entre eles.e resolvi sair vasculhando pelo google algo que falasse mais sobre a tunisia,e graças a Deus te encontrei.sera que poderiamos conversar mais sobre o assunto? vou te passar meu e-mail e meu facebook.
    e-mail kathy_dionizio@hotmail.com
    facebook kathyuce kaís.
    te agradeço se me ajudar,obrigada e fica com Deus!!

    ResponderExcluir