03/02/2011

OBSERVAR E APRENDER...


Observar tudo e todos. Seguir o instinto .Sozinho tirar as proprias conclusoes e tomar as proprias decisoes, sem ninguem ali para dar uma opiniao contra ou a favor. E assim que se vive no exterior. E e isso que nos faz crescer. Sim,para voce viver bem e se virar no exterior,e necessario falar, mas acima de tudo,observar.
Observar as atitudes,o comportamento e com isso aprender a se situar e saber se comportar em uma  nova realidade.Saber falar ingles a este ponto da situacao e basico,ainda mais quando se vive num pais como a Grecia,onde tudo e ainda mais complicado em termos de linguagem,afinal aqui o alfabeto chamado Ionico, se consiste basicamente em simbolos com formas triangulares,circulos, losangos etccc . E todo um outro universo que precisa ser decifrado.

Ok,e seguir em frente, seguir com naturalidade, como se tudo fosse normal, mas sem deixar de se maravilhar e se surpreender a cada dia. Isso e uma regra basica para se viver bem no exterior.
Aprender a lingua local e espetacular. Sabe o que e voce sentar em um restaurante na Grecia, chamar o Garcon e pedir o cardapio em grego e ele te levar o CATALOGO? Pedir a conta e ele trazer o LOGARISMOS - uma terminologia matematica originada das palvras gregas Logos (razao) e Aritmos (numero) ? Entrar em um elevador e ver que onde esta escrito pessoas, aqui esta escrito ATOMO (indivisivel)?
Desculpa,mas isto e maravilhoso e unico!!!


Platia Esperidon - Glyfada- Athens
 Ter amigos  e procura seguir a vida de forma natural como frequentar restaurantes, festas, parques, escola,....mas procurar se envolver o minimo possivel com os problemas locais, se isso for possivel,claro!! E absorver tudo o que uma nova cultura pode te oferecer. Sabemos que existem problemas em  qualquer lugar do mundo, mas nao seremos nos que iremos resolve-los, ainda mais quando se trata de uma situacao que nao nos compete. Observar e  aprender. Isso e viver bem.
Fazer amigos de diferentes nacionalidades e imprescindivel  e altamente enriquecedor.
Viver no exterior sempre pensando no Brasil nao tem sentido !!!
Se e assim, adeus!!!Volta pro Brasil!!!
E voltar, nem sempre e o desejo de quem esta fora.
Quem se propoe a viver no exterior vai na expectativa de se estabelecer. Pelo menos em teoria e assim, pelo menos por uns bons anos....

PRACA SYNTAGMA - SEDE DO PARLAMENTO GREGO



Nenhum comentário:

Postar um comentário