07/02/2011

A ESTRANHA QUE LEVA O PROPRIO FILHO AO PARQUE.

Criando filhos no exterior.
Diferentemente de tantas maes no Brasil, nos maes que vivemos fora, aprendemos com as proprias maos a educar os filhos. Uma ajuda familiar ou provisoria nos primeiros meses do bebe acontece, mas a realidade e que aqui fora quando se poe um filho no mundo a responsabilidade da criacao e exclusiva dos pais.
Ensinar regras de educacao como dizer por favor e obrigado e basico em qualquer familia.
E com o tempo, voce entende verdadeiramente o que significa e o quao importante sao estas duas palavras.
Levar o proprio filho a um parque na europa por exemplo  e ajuda-lo a se balancar ou subir no escorregador, coisa normal para quem tem um filho, pode se tornar estranho quando este parque fica no Brasil.
Um exercito de babas uniformizadas de branco fazendo o papel de educadora dessas criancas muitas vezes mimadas e mal educadas dominam parques e shoppings.
Nao existe nada mais surreal para mim ver criancas acompanhadas de suas maes e de suas babas a tira colo. Maes, que na maior parte do tempo, nao bastasse a presenca de uma baba, nao desgrudam do celular,estao sempre em movimento...
Nao existe interacao com os filhos.
A impressaao e de que as criancas representam um peso, uma limitacao a propria vida , a diversao...
Ok, um filho e um empenho, mas a vida e feita de empenho, responsabilidade e renuncia.
Aqui na europa as pessoas sao muito conscientes deste papel....um casal quando decide construir uma familia, precisa ter estrutura para isso.Um ser humano definitivamente  nao e uma planta.
A prepotencia e a falta de educacao dessas pessoas reflete na educacao, ou melhor, na tambem falta de educacao dessas criancas.
A justificativa e que essas babas existem porque os pais precisam trabalhar e sem elas a vida se torna impossivel....
Isso tudo e um absurdo total. Aqui fora, as maes tambem trabalham, os filhos vao a escola, ao centro esportivo e ninguem tem empregada domestica a disposicao.
Aqui se paga no minimo € 8 Euros por hora para se ter uma baba. A verdade e que isso eh cultural e um mal costume herdado por nos brasileiros, do tempo dos escravos.
Isso e mentalidade.
Conversar a mesa, fazer programas em familia, isso para muita gente e um pesadelo.
Jantando com um casal um certo dia, escuto a mae dizer: '' vamos comer primeiro como gente,depois nos chamamos as criancas''. Eu fiquei paralisada.
Comer a mesa com os filhos nao e facil!! E um exerciccio de paciencia,mas educar e isso.
Quando vou ao Brasil e vou muitas vezes, levo meus filhos ao parque e vejo somente babas....  me envergonho de ver esse tipo de situacao no Brasil.
As pessoas estao preocupadas em ganhar muito dinheiro e oferecer bens materiais ao filhos....
E tao surreal tudo isso que sou muitas vezes vista como a baba do meu proprio filho e discriminada por isso!!
As pessoas estao perdendo a nocao da normalidade.Por isso que se vende tanta revista de Gossip!!
Hoje uma atriz que leva o filho na praia ou no parque e coisa do outro mundo. E horrivel isso!! e ridiculo!!
E vista como uma estranha que acompanha o proprio filho ao parque!!!
Nao existe esse tipo de mentalidade aqui fora.
Pelo contrario!! Esse tipo de atitude e mal vista. E um claro sinal de pais de terceiro mundo,de desigualdade social.Ter um empregado domestico em casa, cozinhando, lavando e passando roupas, demostra quanta desigualdade social  ainda existe.
Deixar as criancas com os avos ou com as babas para tomar um chopinho na esquina com os amigos nao e um pecado.
Manter um compromisso e demonstracao de carater. Lazer sim, relaxar nao educa.

Um comentário:

  1. A de se levar em conta que muitas dessas mães trabalham e o fazem também porque precisam, não se pode generalizar. Hoje no Brasil mais da metade da população feminina participa do orçamento doméstico muitas são chefes de família aliás! Concordo em vários aspectos do que você diz mas a Europa não é o Brasil, a realidade realmente é outra.

    ResponderExcluir