30/03/2011

TRAM - TRANSPORTE MODERNO, EFICIENTE E ECOLOGICO....

O BRASIL ESTA VIVENDO UM MOMENTO DE MUITAS DECISOES NO QUE DIZ RESPEITO A TRABALHO E INVESTIMENTOS PARA RECEBER DOIS GRANDES EVENTOS DE MASSA COMO  A COPA DO MUNDO DE 2014 E AS OLIMPIADAS DE 2016. 

MUITO TEM SE FALADO EM INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA DA INFORMACAO, TRANSPORTE, SEGURANCA, SERVICOS E MUITO MAIS..... E VAMOS OUVIR TUDO ISSO AINDA POR UM BOM TEMPO.
VISTO QUE MORO EM ATENAS,CIDADE EUROPEIA QUE TAMBEM PASSOU POR GRANDES OBRAS PARA RECEBER UM EVENTO DE IGUAL PROPORCAO, DECIDI ESCREVER UMA MATERIA QUE CONTA UM POUQUINHO DA IMPLANTACAO DO VLT - VEICULO LEVE SOBRE TRILHOS, E QUE AQUI EH CHAMADO DE TRAM E FAZER ALGUMAS OBSERVACOES SOBRE OUTROS MEIOS DE TRANSPORTE QUE FORAM IMPLANTADOS E MODERNIZADOS.

TRAM DE ATENAS  - PROJETO E  DESIGN  ITALIANO

ATENAS EH COM TODA CERTEZA CONHECIDA EM TODO O MUNDO POR SUA HISTORIA MILENAR, POR TER DIFUNDIDO ARTE ,CULTURA,CIENCIA E FILOSOFIA.
OU SEJA,CONSIDERADA COMO O '' O BERCO DA CIVILACAO OCIDENTAL''.
MAS TALVEZ, NEM TODOS SAIBAM, QUE HOJE COMO A 3 MIL ANOS ATRAS,ATENAS REINVINDICOU COM O SEU CONTINUO PROLIFERAR DE ARTISTAS CONTEMPORANEOS,UM IMPORTANTE STATUS DE CENTRO CULTURAL DO MUNDO- DEFENDENDO O SEU PASSADO E AO MESMO TEMPO PROJETANDO UM AMBICIOSO FUTURO.



E A MODERNA CIDADE DE ATENAS EH EXATAMENTE ISTO.UMA CIDADE QUE RECONHECE OS MERITOS DO PASSADO MAS QUE ESTA SEMPRE OLHANDO PARA O FUTURO.UMA CIDADE DINAMICA, RICA DE CULTURA, RICA DE INOVACAO TECNOLOGICA, INFRAESTRUTURA, NOVO PLANO URBANISTICO,NOVO AEROPORTO,TRANSPORTE PUBLICO EFICIENTE E DE QUALIDADE NOVOS MONUMENTOS E MUSEUS.TUDO CONSTRUIDO PARA RECEBER OS TURISTAS, ALEM EH CLARO,COM O OBJETIVO DE DEIXAR PARA A POPULACAO UM SERVICO,QUE MESMO DEPOIS DAS OLIMPIADAS VEM SENDO USUFRUIDO CONTINUAMENTE.


ATENAS EH UMA METROPOLE MODERNA,DINAMICA E COSMOPOLITA,ONDE SE TRABALHA MUITO DE DIA E SE DIVERTE MUITO A NOITE!! TUDO, ENTAO DEVE SER EFICIENTE E CONFORTAVEL ATE PORQUE SAO OS PROPRIOS HABITANTES DESTA CIDADE DESEJAM ASSIM.

ATENIENSES SAO MUITO ORGULHOS, EXIGENTES E CRITICOS QUANDO SE TRATA DA PROPRIA CIDADE E DELA QUEREM O MELHOR: DO CONFORTO NOS TRANSPORTES PUBLICOS AA ENORME VARIEDADE DE CENTROS COMERCIAIS,CAFES, BUSINESS E DIVERSAO.

EM ATENAS -VIVE MAIS DA METADE DA POLULACAO GREGA E ESTE PERCENTUAL CHEGA A QUASE 80 POR CENTO - SE CONCENTRA QUASE TODA A ECONOMIA DO PAIS, OS NEGOCIOS E TODAS AS MANIFESTACOES ESPORTIVAS E CULTURAIS.

PARA ATENDER AS NECESSIDADES DE UMA POPULACAO QUE CHEGA A QUASE 6 MILHOES DE HABITANTES E RECEBER TURISTAS PARA UM DOS EVENTOS MAIS PRESTIGIADOS DO MUNDO -  AS OLIMPIADAS DE ATENAS - FOI NECESSARIO A IMPLANTACAO E RENOVACAO DOS MEIOS DE TRANSPORTE DA CIDADE,NO PERIODO DE 2002 A 2004, ANO DAS OLIMPIADAS.



Estadio Olimpico - Cerimonia de abertura -Olimpiadas de Atenas 2004
 A abertura dos Jogos Olimpícos de 2004 foi no dia 13 de agosto e já começou surpreendendo a todos ao formar e fazer desaparecer um lago dentro do Estádio Olímpico. Participaram dos jogos 201 nações, 11.099 atletas em 28 diferentes esportes. A delegação brasileira levou 247 atletas, sendo a maior da história para o Brasil.

IMPORTANCIA DO FATOR SEGURANCA EM UM EVENTO DE GRANDE PORTE:

O Comitê Olímpico Internacional quase cassou o direito de Atenas ser sede dos Jogos por desacreditar na Grécia como organizadora dos jogos, mas Atenas calou os críticos ao conseguir passar os 16 dias de jogos sem qualquer incidente na organização. A segurança assustava grande parte das delegações, já que os Jogos de 2004 foram os primeiros após os atentados de 11/09/2001 (em Nova York) e 11/03/2004 (em Madri).

OK, MAS VAMOS VOLTAR A FALAR DE TRANSPORTE. ABANDONADO NA DECADA DE 60 POR SER CONSIDERADO UM MEIO DE TRANSPORTE ANTIQUADO E BARULHENTO,O TRAM ENTROU DEFINITIVAMENTE NA VIDA DOS ATENIENSES, EM 2004 E EH AQUILO QUE SE ESPERA PARA O BRASIL NOS PROXIMOS ANOS.

Platia Esperidon Station -Glyfada

OS HABITANTES  DE ATENAS AINDA DAO MUITO VALOR EM DIRIGIR O PROPRIO CARRO, MAS A GRANDE REVOLUCAO DOS TRANSPORTES PUBLICOS LOCAIS IMPLANTADA HA 7 ANOS NA CIDADE, MUDOU BASTANTE ESTA MENTALIDADE,JA QUE HOUVE UMA TOTAL RENOVACAO DAS LINHAS NORMAIS DE ONIBUS,ONIBUS ELETRICOS, METRO E TRAM.

TECNOLOGIA DE PONTA,VAGOES ULTRA-MODERNOS,PRATICIDADE, RAPIDEZ E SOBRETUDO ECOLOGICO,CONVENCERAM O POVO GREGO - DESCONFIADO POR NATUREZA - A ACEITA-LO NOVAMENTE.E O MAIS IMPORTANTE, A TARIFA CHEIA QUE CUSTA HOJE  1,20 EURO, COM DIREITO AO USO DE OUTROS MEIOS DE TRANSPORTE.





ALEM DISSO, AS LINHAS DE TRAM DE ATENAS SE INTEGRAM PERFEITAMENTE COM TODO O NETWORK METROPOLITANO, COMPOSTO LINHAS DE ONIBUS E DIVERSAS LINHAS SUBWAY QUE ATENDEM TODO O CENTRO E A PERIFERIA DE ATENAS, NUM RAIO DE APROXIMADAMENTE 200 kM.




SYNTAGMA SUBWAY STATION
 

SYNTAGMA




OMONIA SUBWAY STATION


COM IMPLANTACAO DO TRAM EM CONEXAO COM OUTROS MEIOS DE TRANSPORTE, A CIDADE PODE SER EXPLORADA DE MANEIRA INTELIGENTE E PRAZEIROSA OFERECENDO MAIS QUALIDADE DE VIDA PARA A POPULACAO.PARA COMPROVAR ISSO, BASTA FAZER UM PASSEIO PELAS LINHAS 3 OU 5 QUE LIGAM OS BAIRROS DA COSTA SUL AO CENTRO DA CIDADE.


CENTRO DE GLYFADA
VISTA PANORAMICA VOULA

O TRAM DE ATENAS EH UM DOS MAIS MODERNOS E SILENCIOSOS DA EUROPA E FOI PROJETADO PELOS DESIGNS ITALIANOS ANSLADO BREDA E SERGIO PININFARINA - DESIGN DA FERRARI.
O PROJETO FOI ORCADO EM 150 MILHOES DE EUROS. DESTES, 50 POR CENTO FOI FINANCIADO PELA UNIAO EUROPEIA.






INTINERARIO:

A LINHA DE TRAM DE ATENAS COMECA DO PONTO CENTRAL DA CAPITAL, PRACA SYNTAGMA ONDE ESTA A SEDE DO PARLAMENTO GREGO,SEGUE PELOS BAIRROS DE NEA SMYRNI, PALIO FALIRO CHEGANDO NA AVENIDA POSEIDON,QUE PERCORRE TODA A COSTA DO MAR DA CIDADE DE ATENAS.
NAQUELE PONTO, A LINHA SE DIVIDE EM DUAS PARTES,UMA PARA O NORTE E A OUTRA NO SENTIDO SUL DA CAPITAL....SEMPRE A BEIRA MAR.
A LINHA QUE VAI PARA O NORTE, PASSA PELO ESTADIO DO TIME DE FUTEBOL OLYMPIACOS E LIGA AO BAIRRO DE NEO FALIRO.
A OUTRA LINHA, TRANSCORRE TODO O BAIRRO DE ALIMOS ,SEMPRE SEGUINDO A BEIRA MAR, PASSA POR HELLINIKON, BAIRRO ONDE FUNCIONAVA O ANTIGO AEROPORTO, E CHEGA A GLYFADA E VOULA, CONSIDERADOS UM DOS MELHORES BAIRROS DE ATENAS, VISTO QUE NELES ESTAO CONCENTRADOS OS CAFES, OS RESTAURANTE,AS MARINAS,OS HOTEIS E MUITO MAIS.


INFRAESTRUTURA - UM LEGADO PARA A POPULACAO

Os Jogos Olímpicos promoveram o desenvolvimento de diversos aspectos da infraestrutura de Atenas.
Como exemplos, o Aeroporto Internacional Elefterios Venizelos, a expansão do Metro e a restauração do centro arqueológico, incluindo o Partenon e o Estádio Panathinaiko.
Em 2008, surgiram denúncias de abandono das instalações esportivas. O governo grego criou a Hellenic Olympic Properties, entidade responsável por administrar as instalações que teve custo de manutenção estimado de 500 milhões de libras por ano.
Após os Jogos, algumas instalações foram desmontadas, outras foram vendidas para a iniciativa privada e outras são usadas po equipes esportivas locais.
O Estádio Olímpico, por exemplo, é usado por clubes de futebol (como o AEK Atenas) e sedia o Grand Prix de Atenas de Atletismo.
O Olympic Indoor Sports Center, local dos eventos de basquetebol e ginástica, sedia eventos esportivos, shows e competições de motocross.
O Estádio da Paz e da Amizade é a casa do Olympiacos, time da primeira divisão do campeonato grego de basquetebol.
O Faliro Sports Pavilion foi transformado no Centro de Convenções Internacional de Atenas.
O Centro Olímpico de Tiro Markopoulo atualmente é um centro de treinamento da polícia grega.
A Vila Olímpica, logo após os Jogos, se transformou num condomínio privado.





http://www.breathtakingathens.com/

http://www.tramsa.gr/index.cfm?lang_id=1

http://www.railway-technology.com/projects/athens-trams/athens-trams2.html
http://www.viaggiandoingrecia.it/chi-siamo.htm