11/04/2011

CORINTO - GRECIA





É tempo de Páscoa Cristã Ortodoxa na Grécia.
Para quem tem filhos como eu, a partir do dia 15 de abril iniciam-se duas semana de pausa na escola em Atenas.
Tempo suficiente para organizar uma ou mais visitas às  principais cidades gregas vizinhas a Atenas. 
Afinal, morar na Grécia e não conhecer cidades como Olimpia, Sparta, Corinto e Delfos e como ir a Roma e não visitar o Coliseu, por exemplo. 

Esta semana vou postar algumas opções e começo pela belíssima cidade de Corno Corinto.






Corinto é uma cidade da Grécia, próxima ao canal de Corinto e  foi uma das mais prósperas cidades gregas da antiguidade clássica, tendo sido autônoma e soberana durante o período arcaico da história da Grécia. Desde aqueles tempos, Corinto experimentou um notável desenvolvimento comercial devido à sua localização, o que trouxe benefícios sobre as artes (os seus famosos vasos de cerâmica) e a cultura de um modo geral, bem como a acumulação de riquezas pela aristocracia local.
 



CANAL DE CORINTO

O Golfo de Corinto é a porção de mar que separa o Peloponeso da parte ocidental da Grécia. É limitado a leste pelo Istmo de Corinto, e a oeste o estreito e ponte de Rio-Antirio. A entrada na região é feita por Corinto, uma cidade pequena, famosa por seu sítio arqueológico e pelo Canal de Corinto.
Ligando os mares Egeu e Jônico, o canal começou a ser pensado pelo imperador Nero, no século 1, com o objetivo de reduzir os 400 km de distância entre os mares. A obra não foi para frente e,  apenas no século 17, ela saiu efetivamente do papel. 
Hoje, os barcos turísticos são os que mais atravessam o estreito. Há cruzeiros diários em embarcações que comportam até 250 passageiros. No passeio, é possível observar o tamanho da obra.


 
Magníficas ruínas dão testemunho da grandeza da antiga cidade grega de Corinto, rival de Atenas em prosperidade, poder e cultura. Corinto,esta localizada a cerca de oitenta quilômetros a oeste de Atenas, no extremo oriental do golfo de mesmo nome. A cidade tinha dois portos, um a ocidente e outro a oriente do istmo de Corinto, e por eles exportava para todo o mundo produtos de olaria e objetos de bronze.

 
Entre as ruínas da cidade antiga, objeto de minuciosos estudos arqueológicos, destacam-se o
templo de Apolo, a ágora (praça) e as muralhas da cidadela de Acrocorinto.



Templo de Apolo em Corinto

Loutraki
Praias de Loutraki - Banhadas pelas aguas do Golfo de Corinto

Loutraki, cidade com 10 mil habitantes, ha 30 Km de Atenas e 4 Km de Corinto. 
Preparar as malas.......