11/04/2011

CORINTO - GRECIA





É tempo de Páscoa Cristã Ortodoxa na Grécia.
Para quem tem filhos como eu, a partir do dia 15 de abril iniciam-se duas semana de pausa na escola em Atenas.
Tempo suficiente para organizar uma ou mais visitas às  principais cidades gregas vizinhas a Atenas. 
Afinal, morar na Grécia e não conhecer cidades como Olimpia, Sparta, Corinto e Delfos e como ir a Roma e não visitar o Coliseu, por exemplo. 

Esta semana vou postar algumas opções e começo pela belíssima cidade de Corno Corinto.






Corinto é uma cidade da Grécia, próxima ao canal de Corinto e  foi uma das mais prósperas cidades gregas da antiguidade clássica, tendo sido autônoma e soberana durante o período arcaico da história da Grécia. Desde aqueles tempos, Corinto experimentou um notável desenvolvimento comercial devido à sua localização, o que trouxe benefícios sobre as artes (os seus famosos vasos de cerâmica) e a cultura de um modo geral, bem como a acumulação de riquezas pela aristocracia local.
 



CANAL DE CORINTO

O Golfo de Corinto é a porção de mar que separa o Peloponeso da parte ocidental da Grécia. É limitado a leste pelo Istmo de Corinto, e a oeste o estreito e ponte de Rio-Antirio. A entrada na região é feita por Corinto, uma cidade pequena, famosa por seu sítio arqueológico e pelo Canal de Corinto.
Ligando os mares Egeu e Jônico, o canal começou a ser pensado pelo imperador Nero, no século 1, com o objetivo de reduzir os 400 km de distância entre os mares. A obra não foi para frente e,  apenas no século 17, ela saiu efetivamente do papel. 
Hoje, os barcos turísticos são os que mais atravessam o estreito. Há cruzeiros diários em embarcações que comportam até 250 passageiros. No passeio, é possível observar o tamanho da obra.


 
Magníficas ruínas dão testemunho da grandeza da antiga cidade grega de Corinto, rival de Atenas em prosperidade, poder e cultura. Corinto,esta localizada a cerca de oitenta quilômetros a oeste de Atenas, no extremo oriental do golfo de mesmo nome. A cidade tinha dois portos, um a ocidente e outro a oriente do istmo de Corinto, e por eles exportava para todo o mundo produtos de olaria e objetos de bronze.

 
Entre as ruínas da cidade antiga, objeto de minuciosos estudos arqueológicos, destacam-se o
templo de Apolo, a ágora (praça) e as muralhas da cidadela de Acrocorinto.



Templo de Apolo em Corinto

Loutraki
Praias de Loutraki - Banhadas pelas aguas do Golfo de Corinto

Loutraki, cidade com 10 mil habitantes, ha 30 Km de Atenas e 4 Km de Corinto. 
Preparar as malas.......

3 comentários:

  1. olá,é fácil viver em corinto?isto é tem escolas portuguesas por exemplo?como são recebidos os emigrantes?obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu nome é Angela Sideris.
    Chegarei em Atenas dia 1 de março e ficarei 6 dias e gostaria de saber se essas cidades como Corinto pode ser conhecida em 1 dia, tipo saindo cedo de Atenas e voltando no final do dia. Qual o melhor transporte, trem? E Tebas? Tem como conhecer no mesmo esquema de Corinto? E as ilhas gregas, vale a pena conhecer nessa época de final de inverno? Se você pudesse me responder eu facaria grata, pois essa será a minha primeira viagem para a Grécia (terra do meu pai)e estou com muitas dúvidas ainda. Desde já agradeço. Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Angela.Que maravilha saber que vc esta programando uma viagem a GRecia.Nao existe crise fincanceira que abale as estruturas de um Pais como a Grecia,suas cidades e suas ilhas magnificas.Morei na Grecia por quase 6 anos, de 2006 fim de 2011.Atualmente estou vivendo na Tunisia,de onde iniciarei escrever mais detalhes posteriormente.Com relacao a Corintos, oq eu posso dizer e que a cidade pode ser visitata em um dia sim!No meu caso fui de carro com um casal de amigos.Tebas nao conheco,mas creio que se possa fazer em um unico dia, visto que estas cidades sao bem pequenas.Ilhas gregs podem ser visitadas em qualquer epoca,mas a primavera e a melhor e creio que apesar de marco ainda estar frequinho, e bem provavel que vc pegue bons dias de sol.Nao va se tiver muito Vento!!As ilhas classicas para o vistante de rimeira viagem sao: Santorini e Mikonos.Se o seu pai for originario de alguma outra ilha,vale a pena fazer uma pesquisa e ver se vale a pena dar um pulinho la para conhecer.Mas a minha sugestao fica para as que citei acima.Se precisar de mais alguma informacao entre em contato.Um abraco.

      Excluir