15/04/2011

GRECIA - METEORA

Tempo de Pascoa e primavera no ar....periodo ideal para visitar as cidades historicas da Grecia..
Publiquei um post sobre Corinto e agora eh a vez de Meteora.

Santa Ceia em Mosaico Bizantino-Arte classica realizada pelos monges de Meteora.


Para quem  pensa que na Grécia so tem ilhas e ruínas, vale a pena visitar Meteora.
A cidade eh considerada pela Unesco como patrimonio da Humanidade e fica na regiao da  parte central da Grecia, a 350km de distancia de Atenas.


Meteora é como uma grande floresta de pedras e uma das comunidades mais inacessíveis da Terra.
Há 600 anos, um religioso da península do Monte Athos (Montanha Santa), foi para a região da Tessália, na Grécia e resolveu viver sozinho, isolando-se em um dos buracos das rochas de Meteora, que em grego significa “rochas suspensas” ou “colunas do céu”.
meteora-grecia-0011

Meteora fica na região da Tessália, região da Grécia continental, a 600m acima do nivel do mar, e os mosteiros bizantinos construídos dentro e no alto das enormes rochas são a principal atração.
Algumas fontes dizem que foram construídos a partir do século IX d.C. Foram descobertos mosaicos, moedas, inscrições, jarros e outros objetos que datam da época romana.
Hoje restam 6 mosteiros, dos 24 originais. 



Os primeiros mosteiros eram alcançados escalando escadas removíveis. Mais tarde, os monges subiam em redes puxadas por guindastes, método usado até os anos 20.
Quando os visitantes perguntam aos guias, qual era a frequencia na substituicao e manutencao das cordas que faziam o transporte dos monges ate os monasterios nos seculos passados, a resposta eh quase sempre a mesma -  com um leve senso de humor macabro o guia responde: "quando o Senhor as partia" .



Hoje em dia o acesso aos mosteiros é feito através de escadas construídas nas rochas.

Monasterios de Meteora

Os museus dentro dos mosteiros sao luxuosos, com peças ricamente fabricadas pelos monges, manuscritos, documentos, selos, pergaminhos, decretos de Constantinopla e lindas pinturas bizantinas - não pode filmar nem fotografar no interior dos mosteiros.
Mulheres não podem entrar de calça.



A cidade de Kalambaka, conhecida por esse nome desde a época da dominação turca, fica a 5 km de Meteora e tem uma bela vista da floresta de pedras que é Meteora, além de local onde ficam o comércio e as hospedagens para os turistas.
A guerra civil dos anos 40 acabaram com o país, mas as freiras se prontificaram a reconstruir o que restara de Meteora. Veja na foto abaixo a vista de Kalambaka.

Cidade de Kalambaka a 5 Km de Meteora

2 comentários:

  1. oi! como ir de Atenas pra lá?? dá pra fazer um bate-volta d um dia apenas por lá??
    grta

    ResponderExcluir
  2. *Tô aqui a imaginar a BELEZA deste mosteiro na cidade de Meteora !!! Meu Deus !!!

    ResponderExcluir