14/05/2011

ILHAS GREGAS...


Bom dia
Buon Giorno
Good Morning e claro, KALIMERA !!!

Hoje publico un post que transmite um pouco do que eh a atmosfera que se respira aqui na Grecia a partir de agora, afinal estamos na primavera entrando ja ja para o verao.
Resolvi publicar, visto a grande curiosidade que as pessoas tem por este lugar...e nao eh para menos.

Nao sou dona de hotel nem agencia de turismo ainda.....
Nao recebo amigos de amigos em minha casa, nem parentes e pessoas  indesejaveis..
Nao eh antipatia, eh so questao de bom senso....algumas vezes posso abrir uma excecao....mas muito raramente.rsrrsrsr
Todo mundo que vive em cidade turistica vive essa experiencia.
Eh como um carioca que nao quer pela enesima vez ir ao Cristo Redentor ou ao Pao de Acucar so para acontentar o amigo por mais lindo que seja o panorama...Eu tambem nao pretendo ir por obrigacao,pela enesima vez ate a Acropoli....
Nada deve ser imposto,mas um prazer... E o que me da muito prazer eh descrever, dar dicas e direcoes de como eh a vida e a atmosfera que se sente nesta parte do planeta...
Amigos amigos hospedo com muito prazer....
Entao pernas e tenis nos pes,mapa nas maos. Metro, onibus, tram e taxi estao ai para oferecer conforto aos visitantes desse paraiso chamado Grecia......
Bemvindo.......................................

Bom, vamos falar a verdade.....Se existe um lugar para onde todo mundo ja sonhou em ir um dia, definitivamente este lugar eh a Grecia.
As Ilhas Gregas sao maravilhosas!  Paisagens magnificas, ruinas milenares e mitos... historia e sonhos navegam juntos no calmo azul do Mar Egeu !!

A Grecia sempre provoca suspiros: o romantismo das ilhas, a sofisticação dos cruzeiros, as praias paradisiacas, o sonho de estar debaixo do sol entre casinhas brancas e o azul do mar,um lindo chapeu e a o foulard que voa..... o encontro do Oriente e o Ocidente, a presenca dos deuses, a grandiosidade dos templos, o misterio das ruínas...


Famoso Por do Sol em Oia - Santorini - Grecia.

 
 
Pisar numa praia grega pela primeira vez eh uma grande experiencia a comecar pelo fato que, para chegar nela, voce provavelmente participou de um Cruzeiro pelo mar Egeu. E se por acaso voce chegou de aviao,aguarde porque um belo passeio por este mar lindo voce ainda vai fazer eh so esperar!!!!
Bom, existem os cruzeiros luxuosos, iates, veleiros,mas existe tambem uma forma muito comum e barata que sao os ferry boats e que a despeito da sofisticacao da primeira classe,abriga mochileiros do mundo inteiro e senhoras ortodoxas vestidas de preto dos pes a cabeca. Esse eh o belo da Grecia carregar o mito e a historia que todos fazemos ideia, mas ainda eh muito mais que isto, e voce so pode descobrir aqui.


Mykonos

Mykonos


Senhoras gregas vestidas com seus vestidos tradicionais
Sao  muitas e muitas ilhas, na verdade mais ou menos umas 3 mil, mas ninguem sabe ao certo.
Destas aproximadamente 200 sao habitadas. Dentre elas, uma das mais famosas eh Mykonos,uma das ilhas do arquipelago das Ciclades, as minhas preferidas.
Essa ilha tem um significado especial para mim, porque quando estive la, estava no meu setimo mes de gravidez do meu segundo filho e foi maravilhoso......belissimas recordacoes.......

Mulinos de Mykonos

O lugar eh um paraiso,seja pelo charme de suas casinhas brancas, seja pela beleza da natureza, ou pelo fato de que entre suas praias, quase todos estao como vieram ao mundo, o que confirma a tese que na Grecia so existem dois tipos de praias, aquelas onde se usa roupa e aquelas onde eh obrigatorio ficar pelado.Outra coisa curiosa eh que nesta praia,a Super Paradise uma das mais famosas frequentada por hippies nudistas desde 1960, nao tem areia...apenas pedras. Estender uma esteira aqui, eh praticamente impossível.
Então a saida confortavel eh usar as belas espreguicadeiras e apreciar com naturalidade os turistas mais assanhadinhos se divertindo nus ou semi-nus.!!

Moinhos de Vento . Mykonos

Ruas de Mikonos


Igreja Orthodoxa  Santorini


Passear a tarde em Mykonos eh um grande prazer.Tem moinhos de ventos , os bares para uma parada aperitivo e as inumeras igrejas.
Sao exatas 365 igrejas, uma para cada dia do ano, cada uma dedicada a um santo especifico. O povo grego eh extremamente religioso ( cerca de 95% dos gregos pertencem a religiao catolica ortodoxa).  Eh interessante observar que quase todas as familias possuem uma igreja em seu quintal usada para casamentos e batizados.Podem variar muito o tamanho..muitas sao capelinhas que as vezes cabem apenas 2 pessoas.E sao lindas!!!
Mas muitas vezes para os turistas, no entanto,as igrejas funcionam como marca registrada das ilhas - em Santorini o telhado das igrejas pode ser azul-escuro ou branco; em Mykonos eh sempre vermelho; em Paros, azul-claro, e por ai vai.Charmosas e graciosas, o fato eh que as igrejas, assim como os moinhos de vento formam mais um daqueles ícones que fazem borbulhar o imaginario sobre a Grecia.


Taverna tipica grega em Mykonos


Igreja Orthodoxa - Mykonos 

Paros

Gatos em Paros

Rua de Mykonos...

Outro ponto que fez e continua fazendo a fama do pais eh a agitacao da vida noturna,que muitas vezes nem eh tao noturna assim..
Em Atenas, por exemplo existem boates abertas o dia todo e eh comum ver as pessoas bebendo e dançando em cima das mesas como se fosse alta madrugada. Se vier ate a Grecia vai ver que normalmente os gregos saboreiam bebidas locais.As mais conhecidas sao: Mastiha,Retsina  e Ouzo que eh  feita a base de anis.
Uma ilha badalada como Santorini eh impossivel acabar a noite sozinho,visto que o clima favorece os encontros.Ja em Mykonos, a ilha democratica, os conservadores devem estar atentos pois a ilha para quem nao sabe eh conhecida como o paraiso dos homossexuais, sempre dispostos a novas experiencias....na verdade, Mykonos e Ios sao as verdadeiras ilhas da badalacao!!!
Eu nao badalei nada esta epoca, so olhei, afinal eu estava bem quietinha so esperando o meu filho nascer,mas estava bem antenata a tudo e adorando,claro.

Mykonos

A duracao de travessia de uma ilha para outra pode variar bastante dependendo do tipo de barco que voce pega.
Por exemplo, de Paros a Santorini, separadas apenas por 30 km, voce pode gastar 6 horas no ferry boat, mas se voce optar pelo aliscaffo (barco mais leve e mais rapido) a viagem reduz para somente 2 horas.
Fazer a travessia para as ilhas de barco tem muito mais charme que a escolha pelo aviao,sem duvida.
Os barcos sao confortaveis,limpos, modernos.... Se quiser, pode fazer amigos,escutar o ipod, ler mais uma vez o Guia da Ilha escolhida ou entao simplesmente apreciar o visual da belissima paisagem do mar ate o seu destino.
.

Deck do Aliscaffo


Aliscaffo