02/02/2011

DIGNIDADE MUITAS VEZES PERDIDA OU NUNCA OBTIDA.



Por do Sol em Santorini - Grecia

Brasileiros.
Aqui fora existem muitos brasileiros: o estudante,a jornalista que depois de quase 10 anos decide escrever um Blog, os transferidos por empresas multinacionais, as manicures, os baristas, as cabeleireiras,o  acompanhante de idosos, a domestica, a baby sitter, a madame, o funcionario do governo federal, os golpistas, os jogadores de futebol e suas familias, as ''Escorts'' , e muitos muitos outros......
Todos em busca de uma oportunidade, de dinheiro ou de uma nova experiencia de vida.
Diferente dos Estados Unidos, pais que oferece muito mais opcoes de crescimento socio-economico do ponto de vista do imigrante, na Europa a mentalidade nao e bem assim.
A Grecia por exemplo,assim como Italia, Franca e muitos outros paises europeus apresenta muita concorrencia com imigrados do Leste Europeu, da India, da Africa Sub-sahariana e do Norte, da Asia......e o trabalho tende a diminuir , afinal este e um pais que esta em crise pos Boom Economico e que vive praticamente do Turismo, ou seja , primavera-verao e inico do outono.
Eu posso falar inumeras coisas espetaculares deste pais maravilhoso que eh a Grecia,mas agora vou falar de um outro aspecto.
Nestes ultimos anos  vivendo aqui em Atenas , ja conheci muita gente e vi muitas coisas....
Um fenomeno interessante no meio brasileiro acontece tambem por aqui.
O sonho de uma baby sitter brasileira, por exemplo, eh trabalhar para as mulheres dos jogadores de futebol, custe o que custar, afinal uma cozinheira  ou uma baba numa casa dessas pode ganhar  mais que  2 mil euros, com direito a tudo, inclusive viagens, hoteis, museus,parques,shopping e muito muito mais!!! E quem nao quer?
E para tentar conquistar um lugar como este voam se pratos e talheres...Eh ai entao, que voce conhece a verdadeira essencia das pessoas e do que elas sao capazes....
Definitivamente muitas dessas pessoas nao sabe o que significa a palavra dignidade.
Os '' Salvadores de Almas '' assim como suas igrejas, sao onipresentes. Sempre prontos a ''ajudar'' ....sempre  com o intuito de suprir a carencia e a provacao dos ''mais fracos''........Ohhhh!! Quanta hipocrisia!! E quanto dinheiro arrecadado......
Uma amiga que vive nos EUA,ficou sem nada,depois de se entregar nas maos destes 'pastores' e coisas do genero.E uma verdadeira lavagem cerebral.Conhecer o ponto fraco dessas pessoas eh a ''missao'' dessa gente!
Brasileiros sao astutos!
Brasileiros, inclusive eu, por opcao e por cautela, nao  fazem parte de uma comunidade organizada.Nossa!! detesto comunidades organizadas!!Minha experiencia no exterior, minha observacao e minha pesquisa mostra o quanto eh complicada esta convivencia.
Um mundo onde muitas vezes reina falsidade,inveja e grupinhos inuteis com assuntos sem conteudo.
Existe sim muita balela!!
Claro que isto nao eh uma regra, mas eh muito bom estar atento.E isso eh um comportamento infelizmente comum que acontece tambem na America  e no resto da Europa. Existe ''competicao'' grande no trabalho e falta de confianca explicita entre as pessoas.
Uma prova disto? Basta voce pesquisar junto as Embaixadas do Brasil espalhadas pelo mundo.Nao existe um numero oficial nem grupos organizados de Brasileiros.Nao existe cooperacao.Existe uma tentativa de organizacao..uma tentativa!!!
Apesar deste individualismo, brasileiros sao razoavelmente respeitados na Europa pelo seu carater pacifico, qualidade valiosa em tempos de terrorismo.
Com o crescimento economico e a visibilidade do pais devido a Copa de 2014 e as Olimpiadas de 2016,o Brasil comeca a se destacar nao mais como um pais emergente como China e India,mas uma pais com grande capacidade de mudanca tambem social.
Eh isso que se espera de um pais como o nosso. Educacao e Consciencia Social.A importancia de ser cidadao ,de seus deveres e suas obrigacoes.
Goreth Lopes.

Um comentário:

  1. Creio que esta é uma coisa comum em todos os países.Ainda me lembro do conselho dos meus colegas mais velhos para nao dar confiança aos compatriotas no exterior.desculpe pelo meu Português :-)

    ResponderExcluir